Arte e Cultura

Programa da TV UFMG entrevista Allan da Rosa

O escritor falou sobre vida e obra no Literafro Entrevista

O Literafro Entrevista, programa produzido pela TV UFMG em parceria com o Portal Literafro, da Faculdade de Letras da UFMG, recebe o escritor Allan da Rosa.  Na conversa com Soraya Fideles e com a doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa da PUC Minas, Soraya Martins, ele conta que começou a escrever ainda criança, quando selecionava cidades no atlas para imaginar aventuras e criar biografias para os jogadores do seu time de futebol de botão.

Hoje, ele escreve para compreender melhor a encruzilhada que é o ser humano. "Acredito na literatura porque ela é capaz de ir além dos slogans militantes. As pessoas são muito mais do que os slogans dão conta. Isso aprendi e é o primeiro farol quando leio e escrevo" , afirma o escritor paulistano. 

Integrante do movimento Literatura Periférica de São Paulo e editor do clássico selo "Edições Toró", com publicações de autores jovens vindos da periferia paulista e sem espaço no mercado editorial, Allan da Rosa afirma que  o racismo  brasileiro empurra a pessoa do centro para a periferia. "Diante de tanto chicote e arreio, a gente joga a escrita longe. O axé é plantado e se esparrama", aponta o historiador graduado na Universidade de São Paulo, onde fez o mestrado em Cultura e Educação. 

Ao longo do programa Literafro Entrevista, Allan revela  que seu primeiro livro de contos, "Reza de mãe" (2016),   estreará como peça em 2019. Na dramaturgia, trabalhou em 2017 na criação de “PassAarão”,  espetáculo encenado na rua Aarão Reis, no centro de Belo Horizonte,  com a companhia teatral Espanca.

Sobre seu livro "Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem", o arte-educador que atuou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) destaca que a proposta de educação popular "não  pensava só numa sala de aula, mas dialogou com as disciplinas para encontrar formas de partilhar e trançar, com profundidade,  as teias de saberes com emancipação."

O PROGRAMA

O programa Literafro Entrevista está em sua quinta edição e é uma parceria entre a TV UFMG e o Literafro – Portal da Literatura Afro-Brasileira. O próximo episódio terá como convidada a escritora Conceição Evaristo. 

Ficha técnica
Entrevistado: Allan da Rosa
Apresentação: Soraya Fideles
Mediação: Soraya Martins - doutoranda Literaturas de Língua Portuguesa PUC Minas
Resenha: Marcos Alexandre (prof. Letras Teatro da UFMG)
Equipe de estúdio: Samuel do Vale, Márcia Milagre, Mario Quinaud, Tatiane Coura,  Ravik Gomes e Olívia Resende
Edição: Márcia Botelho