Pessoas

Programa da TV UFMG entrevista Cidinha da Silva

Escritora fala da carreira, literatura, racismo e lê trecho de obra

O Literafro Entrevista, programa produzido pela TV UFMG, em parceria com o Portal Literafro da UFMG, recebe a escritora Cidinha da Silva. Em conversa com  Soraya Fideles e o professor da Faculdade de Letras da UFMG, @Marcos Alexandre, a belohorizontina radicada em São Paulo afirma que busca nas terras bantas de Minas Gerais e no cotidiano a inspiração para a literatura engajada com as africanidades, assimetrias nas relações raciais e a beleza da humanidade da pessoa negra que o racismo extingue.

Ao final do Literafro Entrevista, a dramaturga  Cidinha da Silva, lê o texto  “Sá Rainha” que encerra o livro  “Um Exu em Nova York" lançado em primeira mão na UFMG.  Um Exu em Nova York (Pallas Editora) é o 13ª de Cidinha, mas é o primeiro livro de contos. O livro é dedicado à professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, Leda Maria Martin, uma das principais pesquisadoras da arte negra no Brasil.

Cidinha da Silva

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais,  a autora de 13 livros destaca "Os nove pentes d´África", que alcançou a marca de 10 mil exemplares impressos.  A obra foi adotada em bibliotecas escolares para formação de leitores e para acervo de livros dos alunos na rede municipal de ensino da capital mineira. A educadora, blogueira desde 2008  e atuante no Geledés, Instituto da Mulher Negra, fala sobre seu fascínio pela crônica mas se define como prosadora.

O programa

O programa é uma parceria entre a TV UFMG e o Literafro – Portal da Literatura Afro-Brasileira e também pode ser assistido no Canal Universitário (14, da OiTV, e 12, da NET), às terças e quintas, às 20 h. O próximo episódio, que vai ao ar em outubro, terá como convidada a escritora Cidinha da Silva.

Entrevistada: Cidinha da Silva

Apresentação: Soraya Fideles

Mediação: Marcos Alexandre (prof. da Faculdade de Educação da UFMG)

Estúdio: Márcia Milagre, Mario Quinaud, Ravik, Samuel do Vale,  Cássio de Jesus