Programa da TV UFMG entrevista Conceição Evaristo

A poetisa fala de seus planos para 2019 no Literafro Entrevista

O Literafro Entrevista, programa produzido pela TV UFMG em parceria com o Portal Literafro da UFMG, recebe a escritora Conceição Evaristo. Na conversa com a apresentadora Soraya Fideles e com o professor da Faculdade de Letras da UFMG, Eduardo de Assis Duarte, a belo-horizontina radicada no Rio de Janeiro revela seus planos para 2019 e avalia o atual momento de sua carreira.

Escritora desde menina, aos 72 anos de idade, uma das mais destacadas autoras da produção literária contemporânea brinca “diz o ditado popular que a vida começa aos 40. Eu tenho dito que começa aos 70”, ao comentar sobre as muitas homenagens, o reconhecimento e a visibilidade de sua literatura conquistada ao longo de 2018. “A vida me permitiu realizar sonhos e eu continuo com a mesma fidelidade ideológica de uma mulher negra formatada no coletivo e na classe popular”, assegura a poetisa, crítica e ensaísta mineira.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, Conceição Evaristo está a caminho de um pós-doutorado. “Nós estamos fazendo história de uma nova intelectualidade”, diz a homenageada no Enem 2018. Trechos da obra da autora estamparam quatro capas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio e deram destaque à literatura negra nacional.

“Ações afirmativas com sistema de cotas amplia o universo de acesso às universidades. Esta juventude que está nos tomando como referência tem hoje a internet que amplia as vozes, os debates e os novos modos de caminhar”, afirma. “Mas os nossos passos vem de longe; de outras “deusas” que nos antecederam e trilharam solitariamente o acesso ao ensino superior”, destaca ao falar sobre o surgimento da geração de jovens mulheres negras que tem sobressaído nas artes, nas ciências sociais e na política.

Assista ao programa completo.

O Literafro Entrevista é uma parceria entre a TV UFMG e o Literafro – Portal da Literatura Afro-Brasileira, que entrevistou 5 autores e autoras negras em 2018. Confira:

1) Edimilson de Almeida Pereira
2) Oswaldo de Camargo