Saúde

Programa da UFMG discute assistência ao parto normal com gestantes de BH

Atividades envolvem estudantes e profissionais da saúde

Desenvolvido pela Faculdade de Medicina da UFMG, o Programa Multidisciplinar de Estudos sobre o Parto Seguro elabora diversas atividades relacionadas à prática de assistência ao parto normal, focando na qualidade, segurança e satisfação de mãe e filho durante e após o período gestacional. Um dos projetos é desenvolvido no Ambulatório Jenny de Andrade Faria, do Hospital das Clínicas da UFMG, por meio de reuniões mensais com gestantes, médicos e estudantes participantes do Programa. Conheça mais no vídeo produzido pela TV UFMG.

A enfermeira obstetrícia do Ambulatório, Leydiane Andrade, afirma que as reuniões, que ocorrem uma vez por mês, têm o objetivo de orientar futuras mães e futuros pais acerca de várias temáticas relacionadas ao período gestacional – como preparações para o parto, maternidade, amamentação, cuidados com bebês, entre outros assuntos. Segundo Leydiane, a participação dos pais também é muito importante, uma vez que integra o casal aos cuidados demandados pela criança.

Para a vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury Pereira, os projetos também são importantes para que profissionais de saúde reflitam sobre as práticas institucionais de assistência ao parto e como humanizá-las. Com essas discussões, é possível estabelecer práticas que foquem na assistência integral e de qualidade à saúde da mulher, da criança e de seu núcleo familiar.

Equipe: Renato Temponi e Vitória Brunini (produção), Larissa Costa e Renato Temponi (reportagem), Antônio Soares, Cássio de Jesus e Ravik Gomes (imagens), Kennedy Sena (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo).