Ensino

Programa de apoio a laboratórios de graduação recebe propostas

Iniciativa visa consolidar experiências inovadoras; chamada de 2021 também prevê suporte a projetos relacionados ao ensino remoto emergencial

Laboratório de ensino da Escola de Enfermagem, um dos contemplados na chamada de 2018
Laboratório de ensino da Escola de Enfermagem, um dos contemplados na chamada de 2018 Rosânia Felipe | UFMG

Estão abertas, até 21 de maio, as inscrições para a Chamada 01/2021, referente ao Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg). Poderão ser submetidas até duas propostas por unidade acadêmica, encabeçadas por professores efetivos da UFMG. O processo é conduzido pela Pró-reitoria de Graduação.

O objetivo da iniciativa é apoiar a estruturação de laboratórios, visando estimular e consolidar ações inovadoras que contribuam para a qualidade e para a melhoria do ensino nos cursos de graduação da UFMG. As propostas deverão atender a dois ou mais objetivos do item 1 da chamada.

A primeira edição do Paleg, lançada em 2018, teve ótimos resultados, apesar das limitações posteriores impostas pela pandemia. Essa avaliação é baseada nas manifestações dos coordenadores de 20 projetos apoiados que já entregaram relatórios referentes às atividades desenvolvidas. Nesta segunda edição, em razão das experiências com o ensino remoto emergencial, incluímos dois novos objetivos: apoio a propostas que contribuam para a ampliação da oferta de atividades acadêmicas curriculares que usam tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC) e a iniciativas que estimulem a integração de cursos, de docentes de diferentes áreas do conhecimento e de estudantes”, informa a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.

As propostas devem ser inscritas por meio do Formulário Paleg 2021 (Anexo I). Os documentos listados no item 3.3 devem ser enviados, em arquivo único (formato PDF, com limite de 5 MB), pelo Sistema de Fomento da Pró-reitoria de Graduação. A Câmara de Graduação avaliará e classificará as propostas.

O limite orçamentário máximo para cada proposta é de R$ 200 mil. Unidades e órgãos que participam da proposta devem apresentar contrapartida sob a forma de apoio operacional e de infraestrutura. 

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail eventos@prograd.ufmg.br

Com Assessoria de Comunicação da Prograd