Nova edição do Programa Professor Visitante tem 51 vagas

Editais são publicados conforme demanda e cronograma dos departamentos

Prédio da Face, um das unidades que já lançaram edital
Prédio da Face, uma das unidades que já lançaram edital de aberturaFoca Lisboa / UFMG

O Programa Professor Visitante do Magistério Superior da UFMG, aprovado no ano passado, contempla 51 vagas para docentes visitantes e docentes visitantes estrangeiros, distribuídas para projetos de graduação, pós-graduação e extensão. Os processos de seleção simplificada dos candidatos são regidos pelo edital de condições gerais e pelos editais de abertura, específicos de cada departamento, disponíveis na seção de concursos do Portal UFMG e no site de inscrição, após login.

Até o momento, foram publicados 20 editais de abertura, para preenchimento de vagas de projetos vinculados às faculdades de Medicina, Letras, Ciências Econômicas, Farmácia, Filosofia e Ciências Humanas, dos institutos de Geociências, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e das escolas de Belas Artes e Ciência da Informação (ECI). Alguns têm prazo de inscrição até 8 de março.

“Os editais de abertura reúnem informações específicas, como o departamento de lotação, a área de conhecimento, a titulação exigida e o perfil desejado do candidato", exemplifica a presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), professora Juliana Torres de Miranda.

Critérios
Conforme o edital de condições gerais, os candidatos devem preencher alguns critérios, como ter título de doutor por mais de dois anos, ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área de atuação e apresentar produção científica relevante, especialmente nos últimos cinco anos.

O regime de trabalho é de 40 horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva. O contrato terá duração vinculada ao período de desenvolvimento do respectivo plano individual de trabalho, não podendo ultrapassar um ano para professor visitante e dois anos para professor visitante estrangeiro.

Leia mais sobre o Programa Professor Visitante do Magistério Superior