Pesquisa e Inovação

Programa Dois Pontos, da TV UFMG, debate financiamento da pesquisa

Cortes em bolsas de pesquisa estão sendo anunciados constantemente neste ano

O governo federal anunciou recentemente cortes no orçamento das universidades, e a Fapemig, agência de fomento à pesquisa no estado, teve de suspender bolsas e outras formas de apoio. 

Na edição deste mês do programa Dois Pontos, da TV UFMG, a professora Ana Salles, que integra o Comitê Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade, e o professor Martín Ravetti, diretor da Fundep, falam sobre o futuro do fomento à ciência no Brasil. 

Eles destacam que financiar pesquisa é investir nas pessoas e na economia e que o Brasil ainda é muito dependente de tecnologias importadas. E lembram que as universidades públicas desempenham papel fundamental para a produção de conhecimento, uma vez que o financiamento privado, diferentemente de países desenvolvidos, é muito escasso no Brasil.

Entrevistados: Ana Salles, professora e integrante do Comitê Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, e Martín Ravetti, professor e diretor da Fundep

Equipe: Ruleandson do Carmo (produção e apresentação), Cássio de Jesus (imagens), Márcia Milagre (direção de imagem), Mário Quinaud (direção de fotografia), Marcia Botelho (edição de imagem), Ian Lara (identidade visual), Luiz Henrique Vieira (identidade visual)