Pesquisa e Inovação

Programa intercontinental de estudos avançados abre inscrições

Iniciativa junta jovens pesquisadores e mentores renomados; haverá encontros na França, no final deste ano, e na UFMG, em 2021

Encontro da edição de 2016
Encontro na edição de 2016, no JapãoIEA-USP

A quarta edição da Intercontinental Academia (ICA), que visa à criação de uma rede global de futuros líderes de pesquisa, por meio do intercâmbio de jovens acadêmicos orientados por eminentes cientistas de todo o mundo, aceita inscrições até 15 de maio. Serão dois encontros de imersão, o primeiro em dezembro deste ano, na Aix-Marseille Université, na França, e o segundo em novembro de 2021, na UFMG.

A iniciativa é da rede University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), que congrega 44 institutos de estudos avançados vinculados a universidades de cinco continentes.

Inteligência e inteligência artificial é o tema desta edição da Intercontinental Academia. A escolha foi motivada pelo impressionante progresso da ciência cognitiva, da neurociência e da inteligência artificial nas últimas décadas, que tem suscitado questões fascinantes, muitas delas de natureza interdisciplinar.

Um dos objetivos é avaliar até que ponto as complementaridades entre inteligência artificial e neurociência/ciência cognitiva devem conduzir a pesquisa nas duas áreas e como otimizar sinergias. De acordo com os organizadores, “o fantástico progresso nessas áreas levanta uma série de importantes questões éticas e sociais e enormes desafios para a humanidade, que merecem discussões interdisciplinares amplas e profundas”.

Podem se candidatar jovens pesquisadores em início ou meio de carreira, doutores e com fluência em inglês. Os candidatos podem ser vinculados a instituição acadêmica, indústria, organização não governamental, instituto de arte ou outras instituições, desde que exerçam cargo equivalente ao de professor ou pesquisador.

É essencial que os candidatos se disponham e tenham capacidade de explorar as ideias no tema de suas linhas de pesquisa, questionar o conhecimento estabelecido e participar da elaboração do programa e de seus desdobramentos acadêmicos.

O diretor do Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, Estevam Las Casas, destaca a oportunidade ímpar de contato de jovens pesquisadores com pares de diversos países e com expoentes da ciência mundial. “A temática prioritária do ICA coincide com a alta valorização das questões relacionadas à inteligência artificial. Esse o é tema escolhido para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia este ano, e a UFMG concorre a um edital sobre centros de excelência no Brasil com projeto sobre relação entre saúde e IA”, comenta Las Casas.

Inscrições
As submissões devem ser feitas através do endereço ubias-ica4@univ-amu.fr até o dia 15 de maio de 2020. Por meio desse endereço também será possível enviar dúvidas. Toda a comunicação será feita exclusivamente em inglês.

Candidatos de países de baixa e média renda e que são incapazes de providenciar financiamento para o custeio das viagens devem entrar em contato para mais informações pelo endereço ubias-ica4@univ-amu.fr.

Para a validação no processo de submissão, é necessário o cumprimento dos seguintes requisitos: apresentação de descrição resumida do interesse pelo tema e expectativas do candidato, além de projeto destacando como ele poderá contribuir para a Intercontinental Academia (no máximo duas páginas); currículo completo; carta de endosso da instituição de origem sobre financiamento para custeio da viagem para Marselha (França) e Belo Horizonte (Brasil). Alojamento e outras formas de apoio para estadia serão providos pelos institutos anfitriões.

Candidatos da UFMG devem se candidatar para o endosso do IEAT até o final de abril de 2020.

Mentores
Nos encontros em Marselha e Belo Horizonte, os pesquisadores terão a chance de debater tópicos de pesquisa por meio da troca de experiências com eminentes pesquisadores em estudos interdisciplinares, convidados para participar da Intercontinental Academia.

O grupo de mentores é composto, entre outros, por Robert Aumann, ganhador do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 2005 e pesquisador na Universidade Hebraica de Jerusalém; Antonio Damasio, professor de Psicologia, Filosofia e Neurociência na Universidade do Sul da Califórnia (EUA); Toshio Fukuda, presidente do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), professor no Beijing Institute for Technology e emérito da Universidade de Nagoya; Timnit Gebru, colíder técnico da Equipe de Inteligência Artificial Ética do Google; Marc Mézard, pesquisador de aplicação da física estatística e diretor da Ecole Normale Supérieure de Paris; Jay McClelland, diretor do Center for Mind, Brain, Computation and Technology e professor da Universidade de Stanford na Califórnia; Zaven Paré, artista francês das novas mídias, vinculado ao Robots Actors Project da Universidade de Osaka; Martin Rees, cosmólogo e astrofísico britânico, presidente da Royal Society entre 2005-2010;  Shimon Ullman, especialista em processamento da visão de humanos e máquinas e professor no Weizmann Institute of Science, em Israel; Robert Zatorre, neurocientista cognitivo,  fundador do International Laboratory for Brain, Music, and Sound Research (Brams).

Leia a chamada para a quarta edição do ICA.

Itamar Rigueira Jr. / Com Setor de Divulgação do IEAT