Notícias Externas

Programa Noite Ilustrada relembra a vida e obra de Vanusa

Cantora que marcou uma geração morreu no último dia 8, aos 73 anos

A cantora e compositora Vanusa
A cantora e compositora Vanusa Foto: Reprodução/ Youtube

Morreu no dia 8 de novembro a cantora Vanusa. Aos 73 anos, a artista vivia em uma casa de repouso em Santos (São Paulo), e a causa da morte foi insuficiência respiratória. A artista lançou ao longo da carreira cerca de 20 discos e vendeu mais de três milhões de cópias, transitando por gêneros musicais como a canção popular, MPB, rock, samba e funk americano. 

O ápice da cantora foi nos anos 1970, quando gravou o single "Pra nunca mais chorar", de Eduardo Araújo e Carlos Imperial. A canção levou a artista para a televisão, onde se apresentou nas duas últimas edições do programa Jovem Guarda, na Record, e se projetou para outros canais e formatos do audiovisual. Mesmo com uma carreira de sucesso e engajada, tratando de temas como feminismo e violência contra a mulher, Vanusa passou a perder visibilidade a partir dos anos 2000. Ela voltou a gravar em 2014, quando foi convidada por Zeca Baleiro para produzir o álbum Vanusa Santos Flores. 

Para saber um pouco mais sobre a história de Vanusa, o programa Noite Ilustrada recebeu em entrevista o jornalista e historiador de música brasileira Rodrigo Faour.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas


Produção: Jaiane Souza

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luíza Glória