'Panorâmica', da TV UFMG, exibe filmes da última edição do Forumdoc

Produções ratificam simbiose entre a UFMG e o festival de cinema etnográfico

O programa Panorâmica, da TV UFMG, traz, em sua primeira edição de 2018, cinco filmes exibidos no último Festival do Filme Documentário e Etnográfico, mais conhecido como Forumdoc.bh, realizado de 23 de novembro a 3 de dezembro. Os filmes foram produzidos por alunos, ex-alunos e integrantes de projetos de extensão e pesquisa da UFMG.

O programa estreou ontem, 16, no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV) e terá reprises às terças e quintas, às 12h15, quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h.

Um dos filmes exibidos pelo canal é Wehsé Darasé - trabalho da roça, da mestranda em Comunicação Social Julia Bernstein, que mostra o universo do sistema agrícola tradicional no Rio Negro sob o olhar de uma jovem. A produção é de Júnia Torres, doutoranda em Antropologia, e organizadora do forumdoc.bh no período de 1997 a 2011.

O documentário Bento, da ex-aluna de Comunicação Social Luisa Lanna, é outro destaque. O filme retrata o município de Bento Rodrigues, na região central de Minas Gerais, atingido por lama e rejeitos de minério de ferro após o rompimento da Barragem do Fundão, em novembro de 2015.

Isabela Izidoro apresenta, em Felicidade, um retrato do cotidiano do Bairro Jardim Felicidade, localizado na Região Norte de Belo Horizonte, com base nas relações de seus habitantes. O filme foi produzido em parceria com Grupo de Pesquisas sobre Docência, Educação e Cinema (Mutum), da Faculdade de Educação da UFMG.

Konagxeka - dilúvio maxakali, aborda a versão maxakali sobre a narrativa do dilúvio. As ilustrações presentes na obra foram feitas por indígenas durante oficina realizada na Aldeia Verde Maxakali, no município de Ladainha, no Vale do Jequitinhonha. A direção é de Charles Bicalho em parceria com os pesquisadores Sueli Maxakali e Isael Maxakali, do Observatório de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação.

Por fim, ATL, de Edgar Corrêa Kanaykõ, documenta o encontro, realizado em abril de 2017, em Brasília, de povos de todas as regiões do país e das mais diversas etnias que resultou no maior Acampamento Terra Livre (ATL) da história. Corrêa Kanaykõ é mestrando em Antropologia na UFMG.

Em entrevista concedida  à TV UFMG, a professora Cláudia Mesquita, do Departamento de Comunicação da Fafich e uma das organizadoras da mostra, aborda a relação intrínseca entre a Universidade e o Forumdoc.bh desde os seus primórdios. Assista: