Programa que une laboratórios da UFMG é premiado pelas fundações de pesquisa

Cooperativa integra estruturas de diferentes unidades acadêmicas para realizar testes diagnósticos da covid-19, atendendo a governos, hospitais e empresas

Equipe do Linbio, da Faculdade de Farmácia, um  dos laboratórios do consórcio
Equipe do Linbio, da Faculdade de Farmácia, um dos laboratórios que integram o programa premiadoAcervo do Linbio

O CooLabs Covid-19, programa que reúne laboratórios da UFMG para prestar serviço de testagem diagnóstica para a doença, foi considerado a melhor iniciativa destinada ao combate à pandemia do novo coronavírus pelo Confies, entidade que congrega as fundações de apoio a instituições de pesquisa. O programa é coordenado pela UFMG e gerido pela Fundep, a fundação da Universidade.

A entrega do prêmio foi feita durante o 3º Congresso Nacional das Fundações, realizado na última semana, no formato on-line. O programa concorreu com 16 outras iniciativas e conquistou a primeira posição no 2º Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio. Na lista das seis mais bem classificadas, figuram também entidades como as que dão suporte à USP e à Unesp. A escolha ficou a cargo de uma comissão nomeada pelo Confies.

O CooLabs Covid-19 é formado pelo Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (Linbio), da Faculdade de Farmácia, pelo Laboratório de Biologia Integrativa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), pelo Centro de Tecnologia em Vacinas (CT Vacinas) e pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina. A cooperativa é aberta ao ingresso de novas unidades. Os laboratórios da UFMG realizam a parte analítica (teste), e as etapas pré-analítica (coleta) e pós-analítica (laudo) ficam a cargo das instituições que demandam os serviços.

Programa ampliado
O CooLabs Covid-19 integra o Programa Cooperativa de Laboratórios (CooLabs), criado em maio pela UFMG para sistematizar o atendimento às demandas da sociedade por meio de sua estrutura de pesquisa – a inspiração foi, justamente, a implementação, no início da pandemia, de uma rede de laboratórios na Universidade para realizar os testes de diagnóstico em apoio aos serviços de saúde do estado e dos municípios.

O princípio que rege o CooLabs é a atuação articulada, com racionalização de esforços e recursos, de laboratórios de diferentes unidades acadêmicas. A cooperativa destinada à testagem atende laboratórios externos, instituições e hospitais privados, hospitais públicos e órgãos governamentais.

“O CooLabs possibilitará à UFMG atuar de forma coordenada, assim como já ocorre no casos dos testes para a covid-19, para atender às demandas da sociedade que frequentemente requerem conhecimento multidisciplinar e deverá ser aprimorado com o tempo. Temos sido procurados por outras instituições para licenciamento dos sistemas desenvolvidos”, afirma o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Mario Montenegro Campos, ressaltando o trabalho conjunto com a Fundep. A Fundação é responsável por captação dos contratos, gestão financeira, processamento das compras e apoio logístico.

O programa CooLabs foi agraciado, no final de outubro, com o Prêmio José Costa, iniciativa do jornal Diário do Comércio e da Fundação Dom Cabral, na categoria Qualidade da inovação e produção tecnológica.

Um terço dos testes
A iniciativa de criação da rede de laboratórios para testes diagnósticos, no início da pandemia, nasceu da necessidade de ampliar a capacidade de testagem para a covid-19 em Minas Gerais. Com apoio financeiro da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação – e, mais recentemente, com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação –, o consórcio é formado por sete laboratórios da UFMG instalados no ICB, nas faculdades de Medicina e de Farmácia, na Escola de Veterinária e no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Eles se uniram para atender inicialmente à demanda da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Por meio da rede, a UFMG tem hoje o status de laboratório parceiro, trabalhando em conjunto, na testagem da covid-19, com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que é o laboratório de referência para doenças infecciosas de Minas Gerais. Graças a essa experiência, a Universidade assumiu a coordenação do projeto de laboratórios de campanha do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que reúne 13 instituições, também com o objetivo de ampliar a testagem da covid-19.

Até 17 de novembro, a rede havia realizado mais de 65 mil testes de diagnóstico do tipo RT-PCR para os serviços públicos de saúde de todo o estado. O consórcio da UFMG é responsável por mais de um terço dos testes RT-PCR em Minas Gerais.

Prêmio do Confies
Estes são os projetos mais bem classificados na premiação da entidade que congrega as fundações de apoio às instituições de pesquisa:

1º lugar – CooLabs – Cooperativa de laboratórios da UFMG para apoio ao combate à covid-19 | Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da UFMG

2º lugar – Programa de Compliance e Integridade da Fundação de Apoio da Universidade Estadual Paulista (Fundunesp)

3º lugar – Estudo sobre o teletrabalho realizado em razão da pandemia covid-19 | Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec)

4º lugar – Sistema On-line de Solicitações de Contratação e Pagamentos a Pessoas Físicas | Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec)

4º lugar – Gestão Financeira do Programa USP Vida | Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp)

6º lugar – Programa Juntos | Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed)

Itamar Rigueira Jr.