Saúde

Programa Saúde com Ciência, da Faculdade de Medicina, chega ao centésimo podcast

Episódio desta semana trata das possibilidades da telessaúde no âmbito do SUS

Capa do programa, com nova identidade visual
Capa do programa, com nova identidade visual Reprodução

O projeto Saúde com Ciência, vinculado ao Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG, publicou nesta segunda-feira, 25 de julho, o centésimo podcast em plataformas de streaming. O tema desta semana é a telessaúde no SUS. No episódio, a professora do Departamento de Clínica Médica Rosália Morais Torres fala sobre as possibilidades do uso da telessaúde no sistema público, os serviços oferecidos, a regulamentação do setor e o preparo dos profissionais.

O coordenador do CCS da Faculdade de Medicina, Gilberto Boaventura, afirma que o programa cumpre papel social relevante, ao aproximar os saberes da Universidade e a vida cotidiana das pessoas. “Uma das faces da crise sanitária é a chamada infodemia, com excesso de informações de baixa qualidade, circulando de maneira veloz. Nosso esforço sempre foi o de levar conhecimento baseado em evidências científicas para todos os rincões do país, até como forma de descentralizar o acesso às informações sobre saúde”, explica.

A produção especial é acompanhada ainda de nova marca, que inaugura identidade visual criada para a divulgação do podcast, lançado em setembro de 2020. O trabalho foi desenvolvido pelo designer da Faculdade de Medicina Rafael Keven, que utilizou elementos como as ondas sonoras, a cruz vermelha (símbolo da saúde) e o balão de diálogo. “A marca é inspirada na junção das ideias de conversa, entrevista, ciência e saúde. Preparamos a utilização para todos os canais e aplicações”, conta Keven. 

Rede
Lançado em março de 2008, como um programa de rádio, o Saúde com Ciência é transmitido pela Rádio UFMG Educativa e por mais 150 emissoras (72 de Minas Gerais e 78 de outros 17 estados, além do Distrito Federal). Mais de 700 séries já foram produzidas e enviadas para essa rede. Desde setembro de 2020, o material circula também em versão podcast. Publicado semanalmente, conta com a participação de professores da UFMG. 

Com o advento da pandemia de covid-19, o Saúde com Ciência se somou à força-tarefa da Faculdade de Medicina para produção de conteúdo de qualidade com orientações de professores e profissionais da instituição sobre prevenção, distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e outros temas relacionados à crise sanitária. Para isso, foi criado o spot Coronavírus: tudo que você precisa saber, com áudios simples, curtos e objetivos, que foram disponibilizados de junho a novembro de 2020 para as rádios parceiras. 

Os programas de rádio Saúde com Ciência também foram utilizados pelo Ministério da Saúde como material de apoio no ensino de português para profissionais estrangeiros do Mais Médicos, programa do governo federal criado para suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das cidades brasileiras.

O programa está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. Outras informações estão no site do Saúde com Ciência.

Com Coordenadoria de Comunicação Social | Faculdade de Medicina