Notícias Externas

Programa Universo Literário aborda, em entrevista, vida e obra de Monteiro Lobato

Com os 70 anos de morte do escritor, completados em 2018, sua obra entrou em domínio público

O jovem Monteiro Lobato
O jovem Monteiro Lobato Domínio público

Jeca Tatu, Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia. Esses e muitos outros personagens icônicos da literatura brasileira são fruto da produção de Monteiro Lobato. Nascido José Bento Renato Monteiro Lobato, o escritor – paulista de Taubaté – consagrou-se principalmente por sua produção literária destinada ao público infantil.

Além de escritor, Monteiro Lobato foi ainda um importante editor de livros e responsável pela tradução de grandes obras literárias para o português. Metade da produção literária do escritor é constituída de livros infantis.

Entre os mais famosos, estão Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e O Picapau Amarelo. A outra metade reúne artigos, crônicas, cartas, contos e um único romance: O Presidente Negro.

Com os 70 anos de morte do escritor, completados em 2018, sua obra entra em domínio público agora, em janeiro de 2019. Apesar de todo o sucesso e reconhecimento alcançados por Monteiro Lobato, há uma grande polêmica associada à sua obra, considerada muitas vezes racista.

A professora Dilma Castelo Branco Diniz, aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, falou sobre a vida e a obra do escritor em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 15.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória