Arte e Cultura

Narrativas da origem do universo serão abordadas em oficina no Espaço do Conhecimento

Atividades sobre astronomia e educação para a diversidade são outras atrações do fim de semana

Contação de histórias será realizada na tarde de domingo
Contação de histórias será realizada na tarde de domingo Divulgação / Espaço do Conhecimento

Neste sábado, 7, o Espaço do Conhecimento promoverá oficina gratuita para ensinar, de forma leve e divertida, a construção de instrumentos e aparelhos de observação e orientação astronômica e a palestra show Educar para a diversidade, sobre os cinco pilares da educação inclusiva. No domingo, 8, a sessão Contação de histórias nas Cosmogonias resgata narrativas sobre a criação do mundo.

Na manhã de sábado, às 9h, a física e doutora em educação Silvania Nascimento e o físico e mestre em educação Francisco de Borja Prado mostrarão como o ensino da astronomia para crianças e adolescentes pode ser mais simples do que parece. Astronomia na praça e na rua discutirá fenômenos astronômicos observados a olho nu, como lunações e ocultação de planetas, e a orientação espacial com base na definição do meridiano local e dos pontos cardeais.

A oficina é uma realização do projeto Educação na Praça, destinado à formação de educadores do Espaço e que promove encontros mensais sobre diferentes áreas do conhecimento. Estão disponíveis 30 vagas para professores dos ensinos fundamental e médio. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente por meio de formulário eletrônico.

Educação inclusiva
Mais tarde, às 16h, a palestra Educar para diversidade une apresentação musical a uma roda de conversa sobre a inclusão e os obstáculos na educação de pessoas com Síndrome de Down. O evento será realizado pelo projeto Vai Mundo e o Instituto Mano Down. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Divulgação /  Projeto Vai Mundo e Instituto Mano Down
Síndrome de down e acessibilidade orientam palestra-show
Divulgação /  Projeto Vai Mundo e Instituto Mano Down

O universo e suas narrativas

A diversidade da espécie humana se revela nas mais diferentes culturas pelo mundo. Cada uma enxerga a origem do universo e da humanidade de uma forma distinta. Seja pela via científica ou mitológica, são várias as crenças: um paraíso habitado por Adão e Eva, a evolução das melhores espécies ou uma galinha que, ao ciscar um punhado de terra em cima da água, é capaz de criar a superfície terrestre.

Essas e outras narrativas serão exploradas na Contação de histórias nas cosmogonias, a partir das 15h de domingo. Na atividade, o público será apresentado às versões que as tradições yorubá, maia, maxacali, judaico-cristã e grega desenvolveram sobre a criação do cosmo. A participação é gratuita, mediante retirada de senha na recepção, e a classificação indicativa é livre.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica Praça da Liberdade, 700.