Internacional

CAD 3 concorre em prêmio promovido pelo principal site de arquitetura do mundo

Projeto está inscrito na categoria 'Prédio educacional'; público tem até 10 de fevereiro para votar

Edifício do CAD 3 abriga salas de aula, auditórios conversíveis e espaços de convivência
Edifício do CAD 3 abriga salas de aula, auditórios conversíveis e espaços de convivência Juliana Berzoini

O projeto do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD 3) da UFMG é um dos concorrentes da 12ª edição do Prêmio Building of the year 2021, promovido pelo Archdaily, o principal site de arquitetura do mundo. Ele disputa na categoria prédio educacional, com outros 80 projetos de 50 países, sete do Brasil.

O público tem até 10 de fevereiro para votar no projeto e para participar da escolha de outros edifícios para cada uma das 15 categorias do prêmio. Na última etapa da eleição, de 10 a 18 de fevereiro, será aberta votação para a escolha do melhor projeto entre os cinco finalistas de cada categoria.

Concebido coletivamente por meio de metodologia liderada pela professora, pesquisadora e arquiteta Maria Lúcia Malard, o projeto contou com a participação de seis arquitetos, de diferentes idades e experiências, além do acompanhamento dos projetistas da UFMG. Segundo o arquiteto Geraldo Ângelo Silva, que integrou a equipe, “essa participação coletiva possibilitou que o CAD 3 fosse concebido e projetado para além das funções programáticas de aulas expositivas, proporcionando outras possibilidades de uso e apropriação pelos seus usuários, no contexto e dinâmicas do campus Pampulha”.  

Com 10,6 mil metros quadrados de área construída, o edifício é dividido em dois blocos: o cinza, com três salas de aula de 50 lugares e outras 22 salas com 70 lugares, e o amarelo, que abriga oito auditórios com 150 cadeiras cada, sendo quatro deles equipados com divisórias modulares articuladas. Essa estrutura possibilita convertê-los em dois anfiteatros com capacidade para 300 pessoas e realizar aulas ou conferências em 360 graus.

Os auditórios conversíveis atendem a comunidade acadêmica de diversas áreas
Auditórios conversíveis atendem à comunidade acadêmica de diversas áreas Juliana Berzoini

Essas características foram destacadas, no ano passado, pelo maior site de arquitetura mundial, o ArchDaily, o que levou à indicação do projeto à premiação deste ano. “Participar desse processo de premiação evidencia o quanto a tradição da boa arquitetura e do planejamento físico realizado nos campi da UFMG vem-se destacando no campo da produção arquitetônica", diz Geraldo Silva. Ele acrescenta que o projeto do CAD 1 (Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais) foi considerado o melhor edifício escolar do Brasil em 2014 pelo prêmio O melhor da arquitetura, categoria Escolas e universidades, da revista Arquitetura e Construção.

O campus Pampulha abriga ainda o Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2). Os três prédios foram construídos com recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).