Extensão

Projeto Brumadinho abre mais 10 chamadas para seleção de propostas

Projetos devem ser focados na reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale

Região de Brumadinho atingida pelo desastre
Área atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em BrumadinhoPresidência da República / divulgação

O projeto Brumadinho UFMG lançou, nesta semana, dez chamadas para selecionar subprojetos e propostas com vistas à reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, de propriedade da Vale. 

Várias áreas serão contempladas, e podem participar pesquisadores e professores da UFMG. Serão selecionadas propostas destinadas a determinar os níveis de metais e metaloides em rejeito e solo e compostos orgânicos em rejeito. Também serão aceitas propostas para analisar os impactos nos serviços de saúde e de proteção social, na educação, no turismo e na população da região atingida.  

Com a descrição das etapas e atividades de execução, sequência, cronograma, despesas, aquisição de equipamentos e serviços, e com a programação de entrega de relatórios parciais, as propostas devem ser encaminhadas, juntamente com os documentos complementares, para o e-mail projetobrumadinhoufmg@ufmg.br, conforme cronograma contido em cada chamada. 

Todas as informações referentes ao processo podem ser consultadas no site do projeto.

Sobre o Projeto Brumadinho
Lançado em novembro de 2019 pela UFMG, o projeto Brumadinho tem o objetivo principal de auxiliar o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte com estudos e pesquisas que possibilitem identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão. 

O comitê técnico-científico do Projeto Brumadinho UFMG é responsável por coordenar as ações e elaborar chamadas públicas para seleção de subprojetos de pesquisa e extensão e supervisionar a sua implantação e execução para o alcance dos objetivos gerais e específicos.