Extensão

Projeto Brumadinho selecionará 17 propostas para reparação de danos

Iniciativa auxilia Justiça a identificar e avaliar os impactos do desastre

Área de manancial atingida pelos rejeitos da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019
Área de manancial atingida pelos rejeitos da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019 Diego Baravelli / Wikimedia Commons / CCBY-4.0

projeto de extensão Brumadinho UFMG lançou novas chamadas para selecionar 17 propostas que buscam avaliar e reparar danos provocados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em janeiro de 2019. Os editais estão disponíveis no site do projeto. Lançada em novembro do ano passado, a iniciativa pretende auxiliar a 6ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte a identificar e avaliar os impactos do desastre socioambiental de Brumadinho.

As chamadas contemplam áreas diversas e têm como público preferencial pesquisadores e professores da UFMG. As propostas deverão conter a descrição das etapas e atividades de execução, sequência e cronograma, despesas, aquisição de equipamentos e serviços, programação de entrega de relatórios parciais, finais e a definição de indicadores de cumprimento de atividades e fases.

As propostas e seus documentos complementares deverão ser enviados para o e-mail projetobrumadinhoufmg@ufmg.br, de acordo com as condições exigidas em cada documento. Os cronogramas estão descritos nos editais. Todas as chamadas ainda estão abertas, e os prazos finais para a apresentação das propostas estão fixados de 5 de junho a 1º de julho.

Ao fim da execução das ações selecionadas, serão apresentados um relatório de avaliação consolidado e o plano de recuperação das áreas atingidas pelo desastre.

Comitê
O comitê técnico-científico do Projeto Brumadinho UFMG é responsável por elaborar chamadas públicas para seleção de subprojetos de pesquisa e extensão e supervisionar a sua implementação e execução para o alcance dos objetivos gerais e específicos. Também coordena as ações desenvolvidas para avaliação dos impactos do rompimento da barragem.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão