Projeto em benefício de Brumadinho divulga resultado de sua primeira chamada

Professora da Arquitetura é a responsável por proposta selecionada; outras 14 chamadas seguem abertas

Serão selecionadas propostas, entre outras, para mapeamento de uso e cobertura do solo, caracterização da população atingida, coletas de amostras de água, fauna e solo da área atingida pelo rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão
Serão apoiadas iniciativas de mapeamento de uso do solo, caracterização da população atingida, coletas de amostras de água, fauna e solo, entre outrasVinícius Mendonça/Ibama

Foi divulgado nesta quarta-feira, 20, o resultado da primeira chamada pública do Projeto de Extensão Brumadinho-UFMG, lançada no último dia 8. A professora Natacha Araújo  Rena, da Escola de Arquitetura, teve escolhida, pelo Comitê Técnico-Científico do projeto, sua proposta para construção, manutenção e alimentação de plataforma interativa que vai propiciar acesso a informações e documentos referentes ao desastre e aos processos judiciais em curso.

Candidataram-se outros quatro docentes, de diferentes unidades: Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Instituto de Geociências (IGC) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Natacha Rena tem experiência no trabalho com plataformas digitais: um dos três projetos de extensão que ela coordena é, justamente, uma plataforma on-line de caráter coletivo e colaborativo, a Urbanismo Biopolítico (PUB).

O Projeto de avaliação de necessidades pós-desastre do colapso da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Projeto Brumadinho-UFMG) foi formalizado há pouco mais de um mês pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Coordenado pelo professor Ricardo Machado Ruiz, da Face, tem o objetivo principal de auxiliar a 6ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte a identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro deste ano.

Foram lançadas, na última segunda-feira (18), outras 14 chamadas públicas para selecionar subprojetos. Coletas de amostras biológicas, de rejeitos, mapeamento de solo e identificação da população atingida são algumas das demandas que devem ser atendidas pelos candidatos. A chamada 02, “Mapeamento de uso e cobertura do solo na sub-bacia do Ribeirão Ferro-Carvão”, aceita propostas até a próxima quinta-feira (28). As demais têm prazos mais estendidos, de 9 de dezembro deste ano a 25 de maio de 2020.

O público preferencial das chamadas são pesquisadores e professores da UFMG. As propostas devem conter descrição das etapas e atividades de execução, sequência e cronograma, despesas, aquisição de equipamentos e serviços, programação de entrega de relatórios parciais, finais e de apresentações e a definição de indicadores de cumprimento de atividades e fases.

As chamadas estão disponíveis no site da Proex, com seus respectivos prazos de submissão indicados. Outras informações podem ser solicitadas pelo email projetobrumadinhoufmg@ufmg.br.