Coberturas especiais

Projeto da UFMG divulga importância da produção científica das universidades para a sociedade

Com a pandemia, equipe implantou nova linha de atuação, divulgando também as mais recentes pesquisas internacionais sobre o novo coronavírus

Em meio à pandemia da covid-19, a busca por uma vacina, por um tratamento eficaz e também por outras informações sobre o novo coronavírus deixa clara, mais do que nunca, a importância da pesquisa científica. No Brasil, as universidades públicas são responsáveis por mais de 95% da produção científica. Mesmo assim, o impacto dos estudos na vida das pessoas e a importância do investimento em pesquisa ainda não são compreendidos por boa parte da população.

Para aproximar ciência e sociedade, foi criado, na UFMG, o projeto Ciência pra Você. Vinculado ao Laboratório de Genética Funcional, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), o projeto tem o objetivo de divulgar, de forma simples e direta, por meio de vídeos e slides nas redes sociais, as pesquisas realizadas nas universidades e o impacto delas na vida das pessoas. A equipe é formada por estudantes de graduação e pós-graduação. Com a pandemia, o projeto implantou uma nova linha de atuação, divulgando também as mais recentes pesquisas internacionais sobre o novo coronavírus.

O professor Frederico Soriani, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, coordenador do projeto, conversou com o programa Expresso 104,5, nesta quarta-feira, 1º.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção de Filipe Sartoreto