Extensão

Projeto da UFMG estimula bem-estar de mulheres da comunidade Morro das Pedras

No fim do mês, as participantes das oficinas de dança e artesanato vão apresentar seus trabalhos no Museu das Minas e do Metal

Mulheres da comunidade Morro das Pedras, localizada na região oeste de Belo Horizonte, apresentam o espetáculo de dança “Folhas do Caminho” no Museu das Minas e do Metal, dia 29 de junho, às 16h30. A performance foi criada em parceria com o projeto de extensão “Flores do Morro: design e dança para o bem-estar social”, que integra os cursos de Design, de Dança e de Arquitetura e Urbanismo da UFMG.  

De maneira coletiva, a partir do resgate de memórias e brincadeiras populares da infância, de vivências pessoais, de gestos cotidianos e de situações existentes no imaginário das participantes, as mulheres também participam de oficinas de artesanato e confeccionam diversos produtos, como ecobags, sacolas de pão e panos de prato.  A TV UFMG foi conhecer o trabalho dessas mulheres e mostra como as atividades desenvolvidas semanalmente exploram a expressão criativa e a autoestima das participantes. 

As oficinas são ofertadas por alunas de graduação em Design, Dança e Arquitetura e Urbanismo  e tem um caráter multidisciplinar e horizontal, baseado no respeito e no reconhecimento mútuo. Os encontros ocorrem toda terça e quinta-feira, entre 14h30 e 17 horas, no salão da Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Grajaú, região oeste de Belo Horizonte.

Equipe: Leonardo Milagres (produção), Ruleandson do Carmo (reportagem), Antonio Soares (imagens), Márcia Botelho (edição de imagens), Olívia Resende (edição de conteúdo).