Internacional

Projeto da UFMG promove colóquio em Atenas sobre imagens antigas da Grécia no Novo Mundo

Iniciativa coordenada por professora da Fafich inclui atuação de pesquisadores brasileiros em escavações arqueológicas

Templo de Apolo em reconstrução: Despotiko é um dos sítios em que trabalham voluntários brasileiros Inácio Araújo

Acadêmicos brasileiros e estrangeiros, em sua maioria arqueólogos gregos, estarão reunidos, a partir de amanhã (quinta, 28), até sábado (30), na Embaixada do Brasil em Atenas, para o 1º Colóquio Ancient images from Greece in the New World. Eles vão discutir a produção de imagens e seu papel, a cultura material e o diálogo interdisciplinar nas áreas de filosofia, arqueologia, história e literatura.

O evento integra o projeto Touching the past, coordenado pela professora Maria Cecília de Miranda N. Coelho, do Departamento de Filosofia da UFMG, e pela arqueóloga Erica Angliker, pesquisadora do Instituto de estudos Clássicos da University of London. Nos últimos três anos, a iniciativa levou pesquisadores e estudantes brasileiros que trabalham com o tema Grécia Antiga em disciplinas diversas para escavações nos sítios Strophilas, Despotiko e Eleutherna.

“Como parte do planejamento das atividades dos próximos três anos, é importante que os acadêmicos conheçam melhor os trabalhos uns dos outros e a abordagem das disciplinas no Brasil”, diz Cecília Coelho, acrescentando que outro objetivo é enriquecer a cooperação entre Brasil e Grécia. O trabalho voluntário dos brasileiros pode se estender a outros sítios arqueológicos, em futuro próximo.

O colóquio coincide com o encerramento da exposição Touching the Past – Excavating at Despotiko, montada na Casa do Brasil, na Embaixada, com imagens produzidas pela arqueóloga e fotógrafa Natalia Velli e relatos de voluntários.

Outras informações podem ser encontradas na página do evento no Facebook.