Extensão

Projeto da UFMG faz acompanhamento remoto de crianças com autismo

Orientações são repassadas a familiares por meio de mensagens de texto e videochamadas

Iniciativa do Laboratório de Estudo e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (Lead) da UFMG está realizando acompanhamento remoto de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) durante o período de isolamento social. Trata-se do Projeto de Intervenção Precoce e Intensiva (Projeto PI), que tem como participantes crianças de 9 meses a 5 anos cujas famílias recebem atendimento regular por meio de mensagens de texto e videochamadas. As crianças foram previamente selecionadas por meio de listas de espera de outros serviços da UFMG.  

Para o período de isolamento social, houve divisão de equipes para adaptação dos planos de objetivos a serem seguidos pelos pais em casa, levando em conta as especificidades e necessidades de cada família. São realizadas reuniões semanais de supervisão de equipe, e o acompanhamento das famílias é feito por estudantes de psicologia e do curso de especialização em Transtornos do Espectro do Autismo. Os pais filmam as interações com as crianças e recebem orientações com base nesse conteúdo. 

Antes da quarentena, as crianças eram recebidas três vezes por semana no Lead, instalado na Fafich. As sessões, que duravam, em média, duas horas e meia, consistiam de acompanhamento realizado pelos estudantes de graduação e pós-graduação, por meio do emprego de planos de intervenção personalizados e avaliações de desempenho a cada três meses. 

O tratamento é baseado no modelo Denver de Intervenção Precoce, desenvolvido no Instituto Mind, na Califórnia (EUA). Brincadeiras no chão e rotinas sociais sensoriais que envolvem movimento de corpo e repetição estão entre as atividades ministradas. 

O Lead integra o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia) da UFMG. As atividades presenciais estão suspensas devido à quarentena, mas a equipe vem atuando por meio de seu perfil no Instagram, onde oferece curadoria de sugestões de atividades e estimulação e indicação de conteúdo on-line, como lives e vídeos que abordam TEA.

Equipe: Daiany Nogueira (produção); Cedoc TV UFMG, Juliana Damasceno e Ravik Gomes (imagens); Marcelo Duarte (edição de imagens); Isabella Lisboa e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)