Pessoas

Projeto de dança e cantigas busca transformar ambientes em hospitais

Ciranda de Minas conta com a participação de servidoras aposentadas do Campus Saúde

O projeto Ciranda de Minas leva cultura popular a espaços dentro e fora da Universidade. Criado em 2016 por integrantes da Associação dos Funcionários Aposentados do Campus Saúde da UFMG (Afamed), o projeto é composto por 17 servidores com idades que variam de 59 a 84 anos. Uma das iniciativas é promover, por meio de visitas, a humanização em unidades de internação dos hospitais além de levarem as danças e cantigas de domínio público adulto e infantil para escolas, asilos e creches.

Nesta semana, no ambiente onde dedicaram grande parte de sua vida e trabalho, o Ciranda de Minas fez uma visita a ala de quimioterapia do Hospital Borges da Costa, anexo do Hospital das Clínicas (HC) no campus Saúde da UFMG.  A TV UFMG acompanhou (veja o vídeo).

 O grupo Ciranda de Minas também tem outras atividades como Dança Sênior, origami, artesanato e inclusão digital.  Interessados podem entrar em contato pelo email afamedpussaude@yahoo.com.br.

Ficha técnica

Entrevistados: Maria das Graças Valdomiro (idealizadora do Ciranda de Minas); Edson Costa (maestro do Ciranda de Minas); Eliane Soares (acompanhante); Célia Pereira da Silva (acompanhante)

Produção e reportagem: Soraya Fideles
Imagens: Antônio Soares
Edição: Otávio Zonatto