Projeto de extensão ajuda estudantes a debater grandes temas

Senatus reúne cerca de 130 integrantes; quase metade participa de competições regionais e nacionais

Parte da equipe do Senatus: fundamentação dos argumentos e construção do discurso Acervo Senatus

Debates, discussões políticas, cursos de oratória e argumentação. Todas essas práticas são realizadas no Senatus, projeto de extensão criado em 2014 por estudantes da UFMG. Aos sábados, o grupo promove encontros, geralmente na Faculdade de Direito, que reúnem mais de 130 membros, entre os quais, 60 estudantes que participam regularmente de campeonatos regionais e nacionais.

O Senatus tem o objetivo de aprimorar o debate político no Brasil, valorizar o discurso de qualidade e promover um espaço democrático, sem restrições ideológicas, reunindo estudantes interessados em melhorar sua capacidade argumentativa.

Nos encontros, abertos aos alunos da UFMG e de outras instituições de ensino, são oferecidos cursos de oratória e argumentação, seguidos de debates-treinos sobre os conteúdos assimilados. “É importante aprender a escutar o que os outros estão dizendo. Nesse aspecto, o debate é importante, não só o discurso”, destaca Luísa Côrtes Grego, presidente do Senatus e estudante no 10º período do curso de Direito da UFMG.

Os trabalhos do Senatus, que participa, de 15 a 17 de novembro, em Vitória, de um campeonato nacional de debates, são abordados em matéria publicada na edição 2.080 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.