Projeto em parceria com o CCBB promove encontros entre cientistas e público

Objetivo é esclarecer sobre temas diversos em linguagem acessível e mostrar impacto das pesquisas da UFMG

;;;
Detalhe do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil
Vagner Costa/CCBB-BH

Física quântica, vacinas, neurociência, criminalidade, arte, manifestações culturais, inteligência artificial. A produção científica da UFMG, nos mais variados campos, será assunto de conversas com o público de Belo Horizonte, a partir desta semana. A Universidade e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) inauguram, nesta segunda-feira, 10 de junho, o projeto UFMG Talks. Uma vez por mês, com entrada franca, pesquisadores farão breves apresentações, em linguagem acessível, com destaque para as contribuições realizadas pela UFMG, ­seguidas de trocas com a plateia.

A primeira edição vai reunir a professora Sandra Regina Goulart Almeida, da Faculdade de Letras e atual reitora da UFMG, e o professor Sergio Danilo Pena, do Instituto de Ciências Biológicas. Sob as perspectivas da literatura e da genética, eles vão abordar o tema Quem somos nós, os brasileiros?

O objetivo do UFMG Talks é ampliar o acesso da sociedade aos temas estudados na academia e explicar os impactos das pesquisas em áreas como saúde, nanotecnologia, economia e segurança pública. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Mario Montenegro Campos, é fundamental que cada vez mais a Universidade dê ampla divulgação de sua produção científica e acadêmica. “Sobre as vacinas, por exemplo, conversar com o público significa explicar o que são e como são desenvolvidas e o que já foi feito em nossos laboratórios, mostrando projetos, patentes e perspectivas.”

De acordo com o gerente geral do CCBB BH, Leonardo Camargo, a integração do projeto UFMG Talks na grade de programação da área de ideias "é uma oportunidade de oferecer, de maneira regular, eventos que aproximam as pessoas de temas atuais e relevantes do campo das ciências e tecnologia, de maneira atrativa, acessível e diversificada".

Os temas são definidos por grupo de professores de áreas distintas, levando em consideração o amplo interesse e a possibilidade de abordar objetos de estudo sob ângulos variados. Cada encontro será conduzido por dois pesquisadores, com participação eventual de convidados de outras instituições. A iniciativa da UFMG foi selecionada em edital do CCBB sob a rubrica Ideias. O Centro vai ceder espaço e infraestrutura para os eventos.

A segunda edição do UFMG Talks será em 10 de julho. Os professores Ado Jorio e Silvia Guatimosim vão mostrar como pesquisas da UFMG nas áreas da física e bioquímica estão inovando no uso da nanotecnologia. No dia 5 de agosto, os professores Nívio Ziviani, do DCC, e Eduardo Albuquerque, da Face, vão falar sobre inteligência artificial.

Trajetórias
Sandra Regina Goulart Almeida é graduada pela UFMG, mestre e doutora pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA). Atua nas áreas de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa, e tem-se dedicado principalmente aos temas literatura contemporânea, literatura pós-colonial, tradução cultural, literatura produzida por mulheres, crítica feminista, estudos da diáspora e do espaço na literatura contemporânea.

Sérgio Danilo Junho Pena é graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG e doutor pela Universidade de Manitoba (Canadá). Coordena o Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina e também é diretor científico do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais (Gene) e da Gene-Genealógica Central de GenoTipagem de Animais. Sua atuação tem ênfase em genética humana: diversidade genômica e evolução humana, formação e estrutura da população brasileira.

O evento desta segunda terá início às 19h, com distribuição de senhas a partir das 18h. O projeto é coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa, em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).