Projeto Ligno: do pó ao design de produtos

Resíduos de madeira são transformados em produtos na Escola de Arquitetura e Design da UFMG

O descarte de resíduos de madeira é um grande problema para a indústria moveleira de Belo Horizonte. Todo mês, aproximadamente 300 toneladas do pó que sobram do manuseio da madeira são descartadas por indústrias do setor, que devem pagar para que o descarte seja feito adequadamente.

Dado esse panorama, a pesquisa coordenada pelo professor da Escola de Arquitetura e Design da UFMG, Glaucinei Rodrigues Corrêa, busca encontrar um melhor destino a esses resíduos. Batizado de Ligno, o projeto desenvolveu uma tecnologia capaz de transformar o pó em produtos de alto valo agregado, como portas-copo, bandejas e luminárias. Em entrevista à TV UFMG, o professor conta mais sobre o projeto.

Entrevistados: Glaucinei Rodrigues Corrêa (prof. Escola de Arquitetura e Design UFMG) e Roberto Neves (aluno Escola de Arquitetura e Design UFMG)

Equipe: Larissa Costa (produção e reportagem), Antônio Soares (imagens), Kennedy Sena (edição de imagens), Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo).