Lazer e esporte

Projeto Paralímpico do CTE recebe inscrições de novos atletas

Parataekwondo, natação, atletismo e halterofilismo são as modalidades praticadas

Pista de atletismo do CTE UFMG
Pista de atletismo do CTE UFMG, sede do projeto paralímpicoLuciano Sales Prado | UFMG

Estão abertas as inscrições para os interessados em integrar as equipes do Projeto Esporte Paralímpico de Alto Rendimento do Centro de Treinamento Esportivo (CTE UFMG). As modalidades praticadas no CTE são parataekwondo, natação, atletismo e halterofilismo. Devido à característica de fluxo contínuo do treinamento, não há data limite para a realização do cadastro.

Podem participar crianças, jovens e adultos a partir de oito anos de idade, de ambos os sexos, com ou sem experiência na modalidade. Os inscritos com mais de 20 anos passarão por avaliação especial da equipe técnica e podem ingressar no projeto que visa à formação de atletas de alto rendimento.

Para realizar a inscrição, basta enviar um e-mail para o endereço esporteparalimpicoufmg@gmail.com, com o nome completo, idade, telefone do responsável para contato, descrição do laudo médico e histórico esportivo, se for o caso. O candidato pode destacar o interesse específico por alguma das quatro modalidades paralímpicas ou ser enquadrado pela equipe técnica após avaliação.

Após confirmado o processo, um representante do CTE entrará em contato com a pessoa ou o responsável legal e marcará uma data para conhecer o espaço, recolher a documentação e realizar o agendamento da avaliação técnica. Os treinamentos são realizados no próprio centro de treinamento e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones (31) 3409-3340 e (31) 97524-5845, das 8h às 14h. Os perfis do CTE UFMG e do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no Instagram reúnem informações adicionais e atualizações sobre a iniciativa.

Infraestrutura
Os selecionados terão à disposição infraestrutura composta de salas de fisioterapia, hidroterapia, treinamento de força e banheiras de recuperação que auxiliam os atletas na sua preparação para o esporte de alto rendimento. Eles serão atendidos por equipe multidisciplinar, que trabalha para melhorar o rendimento dos atletas e no desenvolvimento de pesquisas na área do esporte paralímpico. Integram a equipe educadores físicos das áreas de fisiologia, biomecânica e controle da carga interna e externa do treinamento, além de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos do esporte e terapeutas ocupacionais.