Extensão

UFMG oferece programa para redução de obesidade em pets

Vinculado ao Hospital Veterinário da UFMG, o programa de redução e controle de obesidade em cães e gatos, do Hospital Veterinário da Universidade, oferece atendimento e tratamento nutricional gratuito. Em parceria com uma empresa de alimentos, o projeto procura conscientizar os tutores, fornecer comida adequada e fazer um acompanhamento nutricional dos pets. Todas as vagas para o fornecimento da ração foram preenchidas, novas vagas devem ser abertas no início próximo ano. Para agendar uma consulta, é preciso enviar um e-mail para renatapurina2019@gmail.com

O programa, realizado pelo segundo ano consecutivo na UFMG, tem inicio com a seleção de animais, tendo como critério a ordem de inscrição e a avaliação nutricional do animal. Nesta edição, houve uma procura grande para o projeto, sendo necessária, inclusive, a abertura de uma fila de espera.

Segundo Renata, a obesidade de cães e gatos é uma tendência pelo fato de, cada vez mais, tutores viverem em lugares menores e gastarem menos tempo brincando ou exercitando seus pets. Rubens Carneiro, orientador do programa, também ressalta que, atualmente, muitos pets são tratados como “filhos” e se alimentam de petiscos calóricos, oferecido pelos donos para recompensar essa carência. Outros fatores que influenciam a obesidade são castrações precoces, questões genéticas, características relativas à raça, má alimentação e sedentarismo.

Renata afirma que obesidade é um fator de risco, pois diminui a qualidade de vida, machuca as articulações, desenvolve tumor e doenças, além de, comprovadamente, reduzir em dois anos o tempo médio de vida dos pets. Para concluir, Renata ressalta que os tutores devem ter paciência no processo de emagrecimento do animal e que os resultados são percebidos em longo prazo. 

Entrevistados: Renata Marques (aluna de Medicina Veterinária UFMG), Rubens Carneiro (orientador do programa) e William Duarte (tutor do Marley).

Ficha Técnica: Produção e reportagem (Frederico Gandra), imagens (Antônio Soares), edição de imagens (Kennedy Sena), edição de conteúdo (Pablo Nogueira, Ruleandson do Carmo).