Notícias Externas

Projeto quer transformar lotes vagos em hortas comunitárias

Ideia é ocupar espaços inativos, superar carência nutricional e gerar renda para a população de BH

Horta escolar: projeto visa expandir espaços comunitários
Horta escolar em BH: projeto visa expandir espaços comunitários Flickr PBH

Projeto de lei em tramitação na Câmara de BH quer transformar lotes vagos em hortas comunitárias com canteiros para o cultivo de plantas medicinais e ornamentais, hortaliças, frutas e produção de mudas. Os espaços públicos e privados seriam cedidos temporariamente para receber as hortas.

O texto prevê que a Prefeitura oferecerá apoio técnico e de material, enquanto a produção ficará por conta da população e de associações comunitárias. A produção poderá ser vendida ou utilizada para consumo próprio.

Na avaliação do professor de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Emanuel Almada, o programa pode ser uma forma de incentivar a população na prática do cultivo em meio urbano, mas é preciso fortalecer as iniciativas populares que já atuam na área.

ouca-a-reportagem-de-lucas-sousa-03-01-2018.mp3