Ensino

Projeto resgata memória do curso de comunicação

Em evento nesta terça, professores e ex-alunos vão reviver histórias das habilitações

Convite de formatura da turma de 1984
Convite de formatura da turma de 1984 Portal Departamento de Comunicação da UFMG

O que motivava as pessoas a cursarem jornalismo durante a ditadura militar brasileira. E quais são os estímulos da nova geração? O evento Memórias da Comunicação, que será realizado nesta terça-feira, dia 4, a partir das 19h, busca respostas para questões como essa. A atividade começa às 19h, no auditório Carangola da Fafich, no campus Pampulha, e não requer inscrição prévia. 

O evento é desdobramento do projeto de extensão Memórias da Comunicação, desenvolvido desde 2010 por professores e servidores técnicos-administrativos da UFMG. Seu objetivo é recuperar a história das habilitações ofertadas pela Universidade ao longo de sua história - Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV. As atividades foram idealizadas por discentes de três disciplinas dos cursos de jornalismo e relações públicas. 

Como explica a professora Vanessa Veiga, coordenadora da iniciativa, cada docente, em determinado momento das aulas, resolveu explorar a memória do Departamento de Comunicação da UFMG. "Decidimos por uma exposição que reunisse os resultados dos trabalhos da comunidade acadêmica e daqueles interessados na história da comunicação”.

Um dos convidados do evento é o jornalista Manoel Marcos Guimarães, que foi aluno do curso no período de 1968 a 1971, um dos mais duros do regime militar. Guimarães foi o fundador do Boletim UFMG, em 1974. “A partir da fala do Manoel, queremos entender como foi estudar nesse período de grande repressão e censura”, explica Vanessa. A mediadora será a jornalista Cláudia Fonseca, uma das idealizadoras do projeto de extensão.

Segundo Vanessa, o projeto é uma oportunidade não só para pensar a comunicação, mas a própria história brasileira. “A memória da Comunicação Social ajuda a entender o nosso passado e o futuro, tanto da UFMG como do Brasil. Queremos nos valer das memórias dos cursos para contar a história deste país, pois é por meio da comunicação que construímos significados para o mundo", afirma a professora.

O evento desta terça-feira é preparatório para os 60 anos do curso Comunicação Social, que será celebrado em 2022.