Pessoas

Trabalhos da UFMG são premiados em evento da ABM

Professores Aline Lima e Dagoberto Brandão foram reconhecidos, respectivamente, por estudo sobre uso do gás de alto-forno como fonte energética e análise de aço inoxidável

Alessandro Moreira e os professores Leandro Rocha Lemos, Aline Lima da Silva e Dagoberto Brandão Santos, da Escola de Engenharia Arquivo ABM

Os professores  Aline Lima da Silva e Dagoberto Brandão Santos, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG, tiveram trabalhos premiados, no início de outubro, na quinta edição da ABM Week, promovida pela Associação Brasileira de Metalurgia, Metais e Mineração (ABM).

Aline Lima da Silva e Nestor Heck, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foram contemplados com o trabalho Towards sustainable steelmaking – Efficient energetic utilization of blast furnace gas via molten carbonate fuel cells, que investiga a utilização do gás gerado no alto-forno siderúrgico como fonte energética de células a combustível – dispositivos capazes de converter energia química em elétrica com a maior eficiência. O prêmio tem a chancela do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O professor Dagoberto Brandão Santos, por sua vez, divide o prêmio Luiz Dumont Vilares e a autoria do trabalho Efeito da temperatura de recozimento na corrosão por pite do aço inoxidável lean duplex UNS S32304 com a professora Dalila Chaves Sicupira, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e com graduandos e pós-graduandos das duas universidades. O grupo avaliou o efeito da temperatura de recozimento na microestrutura, dureza e corrosão de um aço inoxidável.

Homenagem
Quinze projetos que abordam soluções para reduzir emissões de gases de efeito estufa na produção de ferro-gusa, aço e ferroligas foram reconhecidos na ABM Week 2009, o principal evento técnico-científico das áreas de engenharia metalúrgica e de materiais da América Latina.

Os prêmios de reconhecimento técnico entregues na ABM Week são oferecidos por empresas e organizações patrocinadoras. Foram distribuídos mais de R$ 100 mil para as 15 equipes.

No mesmo evento, a UFMG recebeu a Medalha de Mérito AMB, concedida a instituições e profissionais que contribuem para o fortalecimento dos segmentos mínero-metalúrgico e de materiais do país. Na ocasião, a Universidade foi representada pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.