Notícias Externas

Habitação ganha protagonismo na pandemia e desafia futura gestão municipal

A avaliação foi feita pela professora Júnia Ferrari, da Arquitetura, no sétimo episódio da série 'Vote com ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Ocupação no bairro Liberdade, na região da Pampulha
Ocupação no bairro Liberdade, na região da Pampulha Bernardo Dias | Câmara Municipal de BH

“O tema habitação já vinha desafiando outras administrações, e sua centralidade no debate das políticas públicas é ainda maior na medida em que o lar assumiu protagonismo com a pandemia. Como se pode ficar em casa, manter o isolamento necessário, se não se tem uma casa?” A observação é da professora Júnia Ferrari, do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, entrevistada no sétimo episódio da série Vote com ciência, da Rádio UFMG Educativa.

A professora destaca que o novo prefeito de Belo Horizonte terá a missão de garantir habitação de qualidade com acesso a serviços públicos e, para isso, terá de ouvir os movimentos sociais. Ela também fala sobre a importância dos programas de regularização fundiária e de urbanização de vilas e favelas.

Ouça o episódio 7 da série "Vote com ciência", sobre habitação

Na série Vote com ciência, a cada dia, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, sugerem políticas que precisam ser implementadas e dão dicas para o eleitor não cair em ciladas.

Na quinta-feira, dia 29, o Vote com ciência abordará a questão das chuvas, antigo problema da capital mineira. O entrevistado é o professor Nilo Nascimento, da Escola de Engenharia da UFMG.

A série vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no programa Conexões. Ouça os episódios já veiculados. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela pela internet.