Pesquisa e Inovação

Publicação ligada à ONU tem artigo de professor da UFMG sobre medicina tradicional brasileira

Fernão Braga, da Farmácia, que pesquisa espécies vegetais para desenvolvimento de fitoterápicos, mantém parcerias com a China

Fernão Braga:
Fernão Braga: colaboração com universidade chinesaAcervo pessoal

O professor Fernão Castro Braga, da Faculdade de Farmácia da UFMG, tem artigo publicado na mais recente edição da Centerpoint Now, publicação do World Council of Peoples for the United Nations (WCPUN). O fascículo celebra os 75 anos de criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

O artigo Brazilian traditional medicine: historical basis, features and potentialities for pharmaceutical development aparece junto com textos sobre as medicinas tradicionais chinesa e africana, que estão entre as mais desenvolvidas e valorizadas do mundo. Ali, Fernão Braga aborda a história, as influências e as potencialidades da medicina tradicional no Brasil e relaciona fármacos desenvolvidos com base em substâncias obtidas da biodiversidade nacional. A versão expandida do artigo será publicada no próximo número do Journal of Traditional Chinese Medical Sciences.

O convite para participar da edição de Centerpoint Now partiu do professor Anlong Xu, reitor da Universidade de Medicina Chinesa de Pequim (BUCM) e membro do Conselho Consultivo para Saúde e Bem-Estar do WCPUN.

Fernão Braga investiga a composição química e atividades biológicas de espécies vegetais e trabalha na padronização de extratos vegetais e frações, com vistas ao desenvolvimento de fitoterápicos, entre outros temas.

Parceria científica
O pesquisador mantém contato produtivo com a BUCM e visitou a instituição em 2019 para discutir colaborações em temas de interesse comum, que deverão resultar em projetos de pesquisa conjuntos e intercâmbio de estudantes. Mais recentemente, Fernão Braga firmou parceria científica com o professor Minke Tang, da BUCM, associada ao projeto Investigations on the belt and road chinese medicine development and the key technologies for Chinese Materia Medica discipline improvement, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da China.  

“Há um movimento mundial de valorização da medicina de base tradicional, o que poderá incentivar o Brasil a estabelecer políticas de Estado, como as que já existem em países como a China e a África do Sul, para a pesquisa e o desenvolvimento de novos fármacos”, afirma Fernão Braga, acrescentando que está nos planos de instituições como a WCPUN a instalação de um fórum internacional sobre o tema.

O pesquisador comenta que a investigação científica de uma planta usada na medicina tradicional chinesa – Artemisia annua – resultou no isolamento da artemisinina, que foi desenvolvida como fármaco antimalárico, responsável pela erradicação da malária na China. O feito rendeu o Prêmio Nobel de Medicina de 2015 a Tu Youyou, autora líder do estudo.

Conexão e colaboração
Concebida por acadêmicos e filantropos europeus após a Segunda Guerra Mundial, a WCPUN é uma organização sem fins lucrativos que viabiliza parcerias internacionais para a promoção das metas da ONU. Por meio de projetos, publicações e ações educacionais, a entidade propicia espaços alternativos para a conexão e a colaboração entre pessoas e instituições. A WCPUN é associada ao Departamento de Ações Globais das Nações Unidas.

Capa da última edição de Centerpoint Now
Capa da última edição de Centerpoint Now Reprodução

Itamar Rigueira Jr.