Notícias Externas

Especialistas analisam impactos da alta do dólar

Assunto foi tema do programa 'Outra estação', da Rádio UFMG Educativa, nesta semana

Dólar fechou o ano de 2019 com valorização de 3,5%
Dólar fechou o ano de 2019 com valorização de 3,5% Arquivo Agência Brasil

Em 2019, o dólar atingiu o maior valor nominal (sem levar em conta a inflação) já registrado: R$ 4,26. Fatores externos e internos ajudam a explicar a alta da moeda dos Estados Unidos. Entre eles, declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que defendeu o AI-5 e disse não haver problema na valorização da moeda

Pode parecer que esse é um assunto que só interessa aos economistas ou ao mercado financeiro, mas os impactos da alta do câmbio vão além do sobe e desce da bolsa de valores e atingem diretamente a população. Até o preço do pão francês pode ser afetado pelas oscilações da moeda.

Esse é o tema do Outra estação desta semana. O programa ouviu especialistas para entender quais são os produtos afetados pela alta do dólar, os fatores que interferem direta ou indiretamente nas oscilações e as vantagens e desvantagens da alta do câmbio.


Impactos para o consumidor

A gasolina é influenciada pela alta do dólar porque a Petrobrás calcula os valores do combustível de acordo com a cotação internacional do barril de petróleo
A gasolina é influenciada pela alta do dólar porque a Petrobrás reajusta os preços do combustível de acordo com a cotação internacional do barril de petróleo Arquivo I Agência Brasil

O primeiro bloco do programa fala sobre os produtos diretamente afetados pela alta do dólar, como alimentos a base de trigo e combustíveis. Entre os entrevistados estão a coordenadora de pesquisa e desenvolvimento do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) da UFMG, Thaize Martins, e o Movimento das Donas de Casa. 

Ouça o bloco 1 do programa

Por que o dólar sobe?
Por que o dólar é tão importante para a economia mundial? Quando a moeda dos Estados Unidos assumiu esse protagonismo? Quais os motivos que influenciam a alta do câmbio no Brasil? E quais são as vantagens e desvantagens da valorização da moeda para o nosso país? Essas são algumas questões discutidas no segundo bloco do programa. Dois professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG ajudaram a responder a essas perguntas: Aureliano Bressan e Marco Flávio Resende.

Ouça o bloco 2 do programa

Para saber mais
Site do Banco Central com a cotação do dólar em tempo real
Site do Ipead com pesquisas de preços de produtos
Site do Movimento das Donas de Casa com pesquisas de preços de produtos
Site da Agência Nacional de Petróleo com cotação de preço dos combustíveis
Artigo da Fundação Getúlio Vargas sobre o AI-5
Relatórios sobre a balança comercial brasileira

Produção
O episódio 23 do Outra estação foi apresentado por Camila Meira, com produção de Camila Meira, Breno Benevides e Luana Lima, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Judson Porto.

Outra estação aborda, semanalmente, um tema de interesse social. Na Rádio UFMG Educativa (frequência 104,5 FM), o programa vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, com reprise às sextas, às 7h30. Ele também está disponível nos aplicativos de podcast.