Saúde

Qual é a efetividade da CoronaVac no mundo real?

Reportagem da UFMG Educativa ouviu especialistas sobre o impacto da vacina do Instituto Butantan para a contenção da covid-19 no Brasil

Produzida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac foi a primeira vacina a ser aplicada no Brasil
Produzida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac foi a primeira vacina a ser aplicada no Brasil Geovana Albuquerque I Agência Saúde-DF

Qual é a efetividade da CoronaVac? O debate científico em torno dessa questão é necessário, mas tem sido prejudicado por notícias falsas sobre a vacina e também pela politização em torno do tema. De um lado, está o presidente da república, Jair Bolsonaro, que tentou, por diversas vezes, desqualificar o imunizante. De outro, o governador de São Paulo, João Dória, que usa a vacina do Butantan como um grande triunfo de sua gestão. 

O imunizante já é aplicado em quase 40 países, e alguns estudos feitos em países como o Chile e o Brasil mostram de que forma a vacina tem contribuído para reduzir hospitalizações e mortes. Para falar sobre essas pesquisas e esclarecer algumas outras questões como a diferença entre eficácia e efetividade, a Rádio UFMG Educativa conversou com Hércules Pereira Neves, coordenador científico do Instituto de Inovação e Incorporação Tecnológica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas; Symone Fulgencio, professora de Imunologia da PUC Minas; e Vinicius Araujo de Oliveira, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ouça reportagem no SoundCloud.

Amanhã, a Rádio UFMG Educativa fala sobre outra discussão envolvendo a CoronaVac: a necessidade ou não de uma terceira dose e qual o imunizante é mais adequado para fazer esse reforço.