Enem

Qual o segredo para conseguir uma boa nota na redação do Enem?

Uso correto da norma culta da língua e boa argumentação valem pontos na correção

x
Redação é corrigida por dois corretores de forma independente
Cecília Bastos | USP Imagens

Como garantir uma boa nota na redação do Enem - que será aplicado para mais de 6,7 milhões de candidatos nos dias 5 e 12? Professores afirmam que os candidatos precisam estar atentos às características próprias de um texto dissertativo-argumentativo de 30 linhas.

Será preciso defender uma tese, com uma opinião sobre o tema proposto, fundamentada em argumentos consistentes, coerentes e coesos. É preciso usar corretamente a norma culta da língua portuguesa e demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, entre outros pontos exigidos pelo MEC.

Além das habilidades específicas para desenvolver um bom texto, os estudantes devem estar sempre atualizados das principais notícias e questões debatidas no país e no mundo, com uma visão crítica dos acontecimentos, sugerem os especialistas.

Cada avaliador atribui uma nota entre 0 e 200 pontos a cada um dos cinco requisitos exigidos pelo edital, podendo chegar a um total de 1.000 pontos. Algumas atitudes podem fazer com que a prova seja zerada - o que ocorreu com 291 mil textos em 2016. É fundamental não fugir completamente do tema proposto, obedecer a estrutura dissertativa-argumentativa, não escrever apenas 7 linhas, não copiar integralmente os textos motivadores, não desrespeitar os direitos humanos ou desenvolver trechos deliberadamente desconectados do assunto principal. 

E quais são as dicas para a elaboração de uma redação bem avaliada? "A argumentação tem que ser muito clara e a organização textual precisa ser forte. Antes de começar o texto, faça um planejamento", sugere Igor Farinazzo, aluno de graduação do segundo período do curso de Engenharia Química da UFMG, um dos 77 candidatos que tiraram a nota máxima em 2016.

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-03-11-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta sexta-feira, 3 de novembro de 2017.

Guia do Enem 2017

O Enem é a principal forma de entrada no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também é pré-requisito para acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A UFMG é uma das universidades que utilizam o Sisu para selecionar estudantes. Saiba mais sobre o Enem 2017 acessando o hotsite do Ministério da Educação.

Leia mais:

Rádio UFMG Educativa e TV UFMG farão cobertura especial do Enem