Notícias Externas

Qualidade da água da Várzea das Flores vai ser analisada em pesquisa de estudantes do CEFET-MG

Projeto inclui proposta de educação ambiental em torno da represa, em um ‘direcionamento sobre como cuidar do que é nosso e cuidar da maneira correta’, define uma das autoras do estudo

A análise da água será feita após o retorno das atividades presencias no CEFET-MG
A análise da água será feita após o retorno das atividades presencias no CEFET-MG Arquivo Copasa / Divulgação

A Várzea das Flores, localizada entre os municípios de Contagem e Betim, é uma importante fonte de abastecimento das cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, e a interrupção da captação do Rio Paraopeba, aumentou ainda mais a importância da represa no fornecimento de água. Além disso, a população da região também faz uso da Várzea das Flores para lazer.

As estudantes Joseanne Cardoso e Sarah Barcalla, do curso técnico de Controle Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no campus Contagem, decidiram analisar a qualidade da água da represa e planejam realizar uma intervenção de educação ambiental para conscientizar a população em relação aos impactos do mau uso da barragem.

O projeto Análise do Índice de Qualidade da Água (IQA) da barragem Várzea das Flores e uma proposta de educação ambiental foi apresentado virtualmente na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) do CEFET-MG. O vídeo das estudantes no Youtube foi o que recebeu mais curtidas entre os 45 selecionados. O resumo está disponível no site.

O programa Expresso 104,5 desta terça-feira, 4, entrevistou a estudante do curso de Controle Ambiental do CEFET-MG e uma das responsáveis pelo projeto Sarah Barcalla. Ela falou sobre as principais características do trabalho, detalhou como será a intervenção de educação ambiental e as expectativas de recepção do projeto pelo público que mora nos arredores ou frequenta a Várzea das Flores. De acordo com a estudante, o projeto “seria uma boa maneira de aplicar os conhecimentos que adquirimos durante o curso técnico e ao utilizar a barragem como essa base de pesquisa, a gente estaria trabalhando em prol de um meio de lazer da cidade, trazendo benefícios para todos”.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas