Queijo probiótico é desenvolvido por pesquisadores da UFMG

Alimento pode auxiliar na prevenção de doenças intestinais

O Doutorando Fillipe Luiz Carmo desenvolve um trabalho original e inédito no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. A investigação da bactéria Propionibacterium freudenreichii,  juntamente com a Streptococcus thermophilus e Lactobacillus delbrueckii, serão usadas para caracterizar como um probiótico o queijo de emmental, podendo promover melhora na flora intestinal. O alimento pode facilitar o tratamento de doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG.

Filipe Luiz Carmo defenderá sua tese em setembro de 2018 sob a orientação do professor Vasco Azevedo. O estudo é realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Francês (INRA) e integra o projeto Bact-Inflan, que visa identificar processos inflamatórios e as bactérias neles envolvidas, a fim de desenvolver novas estratégias terapêuticas.

Entrevistadas: Fillipe Luiz Carmo (doutorando - ICB UFMG)
Produção: Nyna Pafumi
Reportagem: Nyna Pafumi