Notícias Externas

Quilombo de Pinhões, em Santa Luzia, tem história reunida em publicação

Livro ‘Pinhões: Histórias e Sabedorias do Quilombo’ será lançado no sábado, 9, em BH

Imagem produzida na oficina de fotografia ministrada por Natália Gomes no quilombo de Pinhões
Imagem produzida em oficina de fotografia ministrada por Natália Gomes no quilombo de Pinhões Foto: Samara Carvalho Santos

O Quilombo de Pinhões, localizado em Santa Luzia, tem mais de 300 anos de histórias e tradições culturais. A comunidade foi fundada no século 18 por negros escravizados que foram enviados para a região a fim de cuidar das propriedades e suas divisas.

Em 1888, quando a lei da abolição foi sancionada, eles fixaram moradia na região com suas famílias. O quilombo dos Pinhões é hoje o lar de cerca de 400 famílias, que carregam consigo histórias e tradições de seus antepassados.

Com o objetivo de promover a escrita coletiva de um livro sobre a história e a cultura do quilombo, a Associação Cultural das Mulheres Quilombolas de Pinhões lança o livro Pinhões: Histórias e Sabedorias do Quilombo. A obra reúne relatos dos moradores mais velhos da comunidade, que foram entrevistados e fotografados pelos adolescentes e jovens de Pinhões.

A antropóloga e coordenadora do projeto, Lúnia Costa Dias, falou sobre o livro e a história de Pinhões, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 6.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O lançamento do livro será às 14h, no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50, Centro), com entrada franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277-4356 ou na página do projeto no Facebook.

.

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória