Extensão

Rádio Terceiro Andar lança terceira temporada de pílulas sobre projetos de extensão

Entre os temas estão as iniciativas Comunica UFMG, Carro Biblioteca, Cinema em Foco, EduDança, Projeto Cavas e Ars Nova

Equipe envolvida na produção da terceira temporada das 'Pílulas de extensão' da Rádio Terceiro Andar
Equipe envolvida na produção da terceira temporada das 'Pílulas de extensão' da Rádio Terceiro Andar Acervo Rádio Terceiro Andar

 A Rádio Terceiro Andar, projeto vinculado ao Departamento de Comunicação Social (DCS) da Fafich, acaba de lançar a terceira edição das Pílulas de extensão, que compõem a 11ª temporada da estação, produzida com apoio da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Proex). As pílulas são divulgadas semanalmente nas principais plataformas de podcast e destacam diversas atividades extensionistas da Universidade.

A estreia da temporada foi com episódio dedicado ao Espaço do Conhecimento UFMG. Nele, os estudantes Henrique Schimith e Luis Eduardo França apresentam o museu, que foi inaugurado em 2010 para estimular a fruição da cultura, da ciência e da arte e a produção de saberes. Entre os demais temas, estão os projetos Comunica UFMG, Carro Biblioteca, Campus Cultural Tiradentes, Museu da Escola de Arquitetura, Cinema em Foco, EduDança, Projeto Cavas e Ars Nova – Coral da UFMG. 

O objetivo das Pílulas de extensão é contribuir para a visibilidade dessas ações, a fim de ampliar o conhecimento das atividades entre as comunidades interna e externa da Universidade. Além disso, a Rádio Terceiro Andar busca promover reflexões e debates de interesse social, contar histórias e curiosidades, e oferece aos estudantes a oportunidade de exercer a prática profissional.

Impacto e visibilidade
Os podcasts são apresentados e produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG, sob a orientação do professor Phellipy Jácome, do Departamento de Comunicação Social. O docente conta que o projeto surgiu durante a pandemia da covid-19 como alternativa de divulgação das ações que ocorriam no período de distanciamento social. “Os alunos começaram a desenvolver a identidade sonora, captação dos projetos que seriam divulgados, entrevistas com pessoas impactadas, entre outras atividades, e não pararam mais.”

Phellipy Jácome destaca que a terceira edição chegará à marca de cerca de 40 iniciativas de extensão contempladas. Ele ressalta também que as atividades desenvolvidas para levar as pílulas ao ar são fundamentais para a formação dos estudantes e para a visibilidade das ações de extensão. “É uma grande oportunidade de contato dos discentes com esses programas e projetos, pessoas e comunidades envolvidas, ao mesmo tempo que contribuímos para a divulgação do que é produzido pela Universidade em suas trocas e interfaces com a sociedade”, explica. 

A emissora
O nome do projeto, Rádio Terceiro Andar, faz referência ao local da Fafich onde se localiza o estúdio de produção. Projeto de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao DCS, a rádio, criada em 2017, conta com a participação de estudantes e professores, sob coordenação de Sônia Pessoa, docente do departamento. 

O conteúdo produzido também é disponibilizado no site do projeto e veiculado na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), que, desde 2020, reserva espaço em sua programação para transmissão especial às terças-feiras, às 16h15. 

Outras informações sobre o projeto estão em seus perfis no Facebook e no Instagram.

Com informações de Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex