Arte e Cultura

UFMG Educativa apresenta peça radiofônica do Grupo Galpão

Espetáculo 'Quer ver escuta' é fruto de experimentações sonoras realizadas durante o período de isolamento forçado pela pandemia

Peça radiofônica provoca os sentidos através dos ouvidos
Peça radiofônica provoca os sentidos através dos ouvidos Grupo Galpão

“Um colecionador de sons; uma atriz que está perdendo a memória; um homem que guarda uma voz; um cão que estuda línguas; uma sereia que lê poesia; uma mulher em movimento; um locutor em busca de silêncio. A primeira peça radiofônica do Grupo Galpão é um chamado à escuta.”

Essa é a sinopse do espetáculo Quer ver escuta, do Grupo Galpão, peça radiofônica que a Rádio UFMG Educativa apresenta no próximo sábado, 24, às 19h, com reapresentação na quinta, 29, às 17h. A montagem tem a poesia contemporânea como fio condutor e é resultado de experimentos sonoros, realizados nos últimos meses, pelos atores e atrizes do Grupo, sob a direção de Marcelo Castro e Vinicius de Souza. 

Na peça, segundo o Grupo Galpão, “o ouvinte é convidado a adentrar histórias e situações, por meio de sons, ruídos, músicas, palavras e silêncios. Ficção e documentário se misturam nos cenários acústicos. Trata-se de trabalho de colagem, em que os fragmentos revelam personagens em busca de sentido para suas vidas.” O título do espetáculo faz referência a um poema de Francisco Alvim. Alberto Pucheu, André Dahmer e Angélica Freitas são alguns dos outros escritores que atravessam a narrativa.

Em isolamento
Produzida totalmente em formato remoto, esta é a primeira imersão do Grupo Galpão em um projeto de rádio. “Havia esperança de voltarmos ao presencial, mas não deu. Nasceu, então, a ideia de criar uma experiência radiofônica e de investir em sonoridades. Após tantos experimentos com imagens, os diretores resolveram apostar nessa última imersão, diante da impossibilidade de concretizar a cena no teatro”, comenta a atriz Inês Peixoto.

No elenco estão Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara, com participações especiais de Alberto Pucheu, Clara Kutner, Felipe Andrade, José Artur Coelho de Aguiar, Masha Serebryakova, Mírian Cavour, Paulo José, Rossandra Cabreira, Simonete Torres, Walmor Corrêa e Zora Santos.

A peça tem patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, patrocínios da AngloGold Ashanti e banco BV, apoio da Cemig e parceria da Rádio Inconfidência e da Rádio UFMG Educativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada em 104,5 FM ou pelo site da emissora.

Com informações da assessoria de imprensa do Grupo Galpão