UFMG Educativa celebra 110 anos de Jorge Amado com programação especial

Trechos de obras do autor serão lidos ao longo do mês de agosto

Jorge Amado teve livros queimados durante a ditadura do Estado Novo
Jorge Amado teve livros queimados durante a ditadura do Estado Novo Acervo Fundação Casa de Jorge Amado

Nascido em 10 de agosto de 1912, em Itabuna (BA), Jorge Amado completaria 110 anos nesta quarta-feira, dia 10 de agosto. No grupo dos escritores mais consagrados da língua portuguesa, ele é um dos autores mais lidos no Brasil e no mundo. Entre as obras mais famosas de Jorge Amado estão Gabriela cravo e canela, Capitães da areia e Dona Flor e seus dois maridos. O baiano escreveu 49 livros, com histórias que chegaram a cerca de 80 países e foram traduzidas para mais de 40 idiomas. Segundo autor mais vendido do Brasil, ele detém a mais extensa obra no gênero romance ficcional no país.

Para celebrar a vida, a obra e o legado do escritor, o programa Universo Literário, que é apresentado por Michelle Bruck, levará ao ar uma edição especial dedicada a Jorge Amado nesta quarta-feira. A homenagem inclui entrevista com a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Márcia Rios da Silva, doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autora da tese O rumo(r) das cartas: um estudo da recepção de Jorge Amado, que ganhou versão em livro.

A docente destacou o valor artístico da obra de Jorge Amado, a partir do caldo cultural que envolve os textos. Ela também falou sobre sua tese, em que analisou cartas de leitores para o escritor, buscando entender essa relação e quais os motivos que o levaram à posição de um dos mais lidos no Brasil e no mundo.

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck:

O programa terá também a participação do sobrinho do homenageado, Roberto Amado, que escreveu a biografia Jorge Amado – Meu tio e deixou um recado especial para os ouvintes.

A equipe de produção da emissora também preparou leituras de trechos de algumas obras do escritor que vão ao ar ao longo da programação da UFMG Educativa durante todo o mês de agosto. Ouça um trecho:

Ativismo
O trabalho de Jorge Amado ultrapassou as páginas dos livros, invadindo as televisões, telas de cinema e os palcos do teatro. Seu legado se mistura ao imaginário nacional. Muitas dessas histórias foram inspiradas ou baseadas na realidade da Bahia, estado onde o autor nasceu e cresceu. O ativismo político-social é característica marcante de sua obra literária e do trabalho de Amado como jornalista e parlamentar, nos anos 1940. Durante o período ditatorial do Estado Novo, vários de seus livros foram queimados em Salvador porque eram considerados subversivos pelo governo de Getúlio Vargas.

O Universo Literário vai ao ar de segunda a sexta, das 8h às 10h, na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), que pode ser acompanhada também pela também pela internet.

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas e Luiza Glória