Notícias Externas

Rafael Conde analisa encontro ator-câmera em livro

Cineasta e professor da UFMG lança "O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme"

.
. Foto: Dudas Las Casas/Divulgação

Rafael Conde é diretor de cinema, doutor em Artes Cênicas pela Unirio, possui mestrado em Artes/Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP e é professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Sua carreira vai do campo acadêmico à área das artes cênicas, com ênfase no campo do cinema e outros processos audiovisuais, e no teatro. O professor conta com uma série de trabalhos renomados, como os filmes 'Uakti: oficina instrumental', 'A hora vagabunda', 'Françoise', 'Samba-canção', 'Rua da amargura' e 'Fronteira', obras premiadas e exibidas tanto no Brasil quanto no exterior.
Neste sábado,31, o professor lança seu livro "O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme". Nele, o autor aborda o papel do ator na produção cinematográfica, defendendo que a essência do filme está encontro entre o ator e a câmera, contestando a ideia normalmente ensinada que a essência está na montagem, no roteiro e na autoria.
Rafael Conde conversou com o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 27.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

'O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme', de Rafael Conde, é publicado pela Editora UFMG e será lançado neste sábado, 31, às 11h30, na Livraria Scriptum - rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi. Mais informações no site editora.ufmg.br.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael