Notícias Externas

Rede de Cursinhos Populares Podemos+ lança projeto para ajudar estudantes com inscrições no Sisu

Projeto Mutirão de inscrições para o Sisu busca voluntários para ajudar estudantes de baixa renda com as inscrições

Inscrições para o Sisu 2021 começam nesta terça-feira, dia 6 de abril e vão até a sexta, dia 9
Inscrições para o Sisu 2021 começam nesta terça-feira, dia 6 de abril e vão até a sexta, dia 9 Foto: Divulgação

Começam, nesta semana, as inscrições para o Sisu 2021. Instituições públicas de ensino superior (como a UFMG) oferecem vagas para candidatos que realizaram as provas do Enem 2020.

Esta etapa, porém, coloca mais um desafio a estudantes de baixa renda e das periferias neste momento de pandemia. Com as escolas fechadas pela necessidade de distanciamento social, esses alunos enfrentam a dificuldade de acesso a internet de qualidade e a orientações na hora de fazer a inscrição no sistema. Por isso, a Rede de Cursinhos Populares Podemos+ lançou o Mutirão de inscrições para o Sisu, que busca voluntários para ajudar esses estudantes na realização das inscrições e para tirar dúvidas sobre o processo. 
Uma iniciativa do Levante Popular da Juventude, a Rede de Cursinhos Populares Podemos + existe desde 2017 e desenvolve em todo o Brasil experiências de cursinhos gratuitos para preparar a juventude da periferia para o vestibular e o Enem. Em meio a pandemia, a rede desenvolve também  ações de solidariedade para levar alimentos, agasalhos e internet às famílias dos estudantes, assim como assistência em inscrições para o Enem e isenção da taxa.

Para saber mais sobre o mutirão e o trabalho da Podemos+, o programa Expresso 104,5 recebeu a coordenadora da Rede Podemos+ em BH, advogada e mestranda em Direito na UFMG, Bruna Salles.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto


Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do projeto.

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória