Pessoas

Regina Helena Campos, da FaE, é premiada por suas contribuições à história da psicologia

Distinção foi concedida pela Society for the History of Psychology; professora é especialista na obra da educadora Helena Antipoff

Regina Helena no Centro Solzenitcyn, em Moscou, junto a uma coleção de publicações sobre Helena Antipoff, muitas organizadas por ela mesma
Regina Campos no Centro Solzenitcyn, em Moscou, diante de coleção de publicações sobre Helena Antipoff, muitas organizadas por ela mesma Foto: Arquivo pessoal

A professora Regina Helena de Freitas Campos, do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação (FaE), acaba de receber da Society for the History of Psychology (SHP) o Career Achievement Award, prêmio que, desde 2000, é concedido a profissionais que tenham dado contribuições “notáveis, sustentáveis e incomuns” para a história da psicologia ao longo da carreira.

No informe da premiação, Cathy Faye, presidente da SHP e diretora do Cummings Center for the History of Psychology, da Universidade de Akron, nos Estados Unidos, destaca que o trabalho de Regina Helena sobre a história da psicologia no Brasil “proporcionou um exame aprofundado da psicologia educacional, do trabalho de Helena Antipoff [psicóloga e pedagoga russa que se radicou em Minas Gerais, pioneira na educação especial no Brasil e fundadora da cadeira de psicologia da então UMG, em 1940] e das raízes da psicologia laboratorial”.

Regina foi a primeira brasileira a receber esse prêmio: os demais premiados são, em sua maioria, de origem norte-americana ou europeia. Segundo Cathy Faye, com a premiação, o comitê visa reconhecer a liderança da brasileira “na preservação e no provimento de acesso público ao registro histórico da psicologia no Brasil e a sua significativa contribuição para o estabelecimento da história da psicologia como área de especialidade no país”.

Para Regina Campos, o prêmio significa o reconhecimento de um esforço por tornar conhecida a história da psicologia brasileira “em suas características mais originais e relevantes” para o desenvolvimento das ciências humanas no Brasil. “Estou muito feliz e honrada por ter sido indicada por um grupo de colegas para obter o prêmio neste ano. Eu já sabia da indicação, mas, como vários colegas importantes na área são indicados a cada ano, a própria lembrança do meu nome já tinha me deixado muito feliz”, destacou.

Em entrevista ao Portal UFMG, Regina fez questão de compartilhar o mérito do prêmio com os colegas da UFMG, do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, instituição que ela preside há quase duas décadas, do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp) e da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP), da qual foi uma das fundadoras.

“A notícia realmente me emociona e sou grata aos colegas que me indicaram e têm compartilhado comigo, já há vários anos, os trabalhos de resgate da história da psicologia no Brasil e suas conexões com outros centros de produção de conhecimento na área em outros países”, salienta.

Do mérito material ao interpessoal
Regina Helena é uma das fundadoras do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPG-PSI) da UFMG. Em sua carreira, ela já orientou 25 teses de doutorado e escreveu ou organizou 26 livros. Em 2018, a professora foi premiada pelo Conselho Federal de Psicologia por sua contribuição à profissão de psicóloga no Brasil.

Regina é psicóloga e mestre em educação pela UFMG e doutora em educação pela Universidade de Stanford (EUA). Suas principais áreas de pesquisa são a psicologia social, a psicologia social comunitária e a psicologia educacional, com ênfase no desenvolvimento histórico dessas três áreas, em suas relações com o contexto sociocultural e nas conexões estabelecidas, em todo o mundo, entre as diferentes tradições de pesquisa.

O professor Sergio Dias Cirino, coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia, salienta que os méritos da professora passam longe de ser mensuráveis apenas quantitativamente. “Regina consegue reunir pessoas de forma calorosa e sincera, transformando tarefas difíceis em parcerias de trabalho alegres e prazerosas. Além de todas as suas realizações acadêmicas e científicas, suas habilidades interpessoais a diferenciam”, afirma.

Na foto, Regina Helena e Josef Brozek, quando de sua vinda a Belo Horizonte e à UFMG, na virada do século
Regina Helena e Josef Brozek, por ocasião de sua vinda a Belo Horizonte e à UFMG, na virada do século Foto: Arquivo pessoal

Sobre o prêmio
Vinculada à American Psychological Association (APA), a Society for the History of Psychology (SHP) é uma organização internacional de acadêmicos e professores que atuam com foco na compreensão dos eventos históricos, sob o viés da psicologia. A instituição atua com vistas a valorizar e reconhecer profissionais cujas colaborações científicas moldam o desenvolvimento da prática e do pensamento da psicologia no mundo.

Regina Helena lembra que, no ano de sua fundação, o Career Achievement Award premiou, entre outros, Josef Brozek (1913-2004), referência internacional em sua área. “Brozek apoiou com grande entusiasmo nosso trabalho de preservação e pesquisa no acervo da psicóloga russo-brasileira Helena Antipoff. Ele esteve em Belo Horizonte algumas vezes e doou parte da sua própria biblioteca em História da Psicologia para a Sala Helena Antipoff, que fica na Biblioteca Central da UFMG. Nela, parte do seu acervo está preservado e disponível para pesquisadores”, conta.

Ewerton Martins Ribeiro