Reitora Sandra Goulart Almeida será empossada hoje em Brasília

Nova equipe será apresentada nesta quarta-feira, em cerimônia de transmissão de cargo

Professora Sandra Goulart Almeida
Sandra Goulart Almeida vai dirigir a UFMG nos próximos quatro anosMarcílio Lana / UFMG

A cerimônia de posse da professora Sandra Goulart Almeida como reitora da UFMG será realizada às 11h30 desta terça-feira, 20, na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Oficialmente, o mandato de quatro anos começou no último sábado, 17, de acordo com decreto do Ministério publicado na edição do último dia 2 do Diário Oficial da União.

A transmissão de cargo, do reitor Jaime Ramírez (2014-2018) para Sandra Goulart Almeida, será realizada nesta quarta-feira, 21, às 19h, no auditório da Reitoria, campus Pampulha. Na solenidade, a nova reitora dará posse ao vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e apresentará os integrantes da sua equipe – pró-reitores, assessores e diretores de órgãos da Administração Central.

Sandra Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira foram escolhidos, pela comunidade universitária, como reitora e vice para a gestão 2018-2022. Eles venceram a consulta em segundo turno, realizado em novembro de 2017, com 65,67% dos votos ponderados. O processo oferece subsídios ao colégio eleitoral para a elaboração da lista tríplice que é encaminhada ao Ministério da Educação.

Trajetórias
Professora titular da área de estudos literários da Faculdade de Letras, Sandra Almeida é pesquisadora 1C do CNPq. Formada em Letras pela UFMG, é mestre e doutora pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), com pós-doutorado em literatura comparada pela Universidade de Columbia (EUA) e pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-reitora da UFMG na gestão 2014-2018, Sandra Almeida atua nas áreas de literatura comparada e literaturas de língua inglesa, estudos culturais, crítica feminista e estudos de gênero nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras.

Alessandro Fernandes Moreira é professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e cumpre mandato de diretor da Escola de Engenharia. Formado em Engenharia Elétrica pela UFMG, é mestre pela mesma instituição e doutor pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA).