Notícias Externas

Relação dos humanos com a natureza é tema de filmes e lives na Mostra Imagem dos Povos

36 obras, incluindo produções inéditas, como ‘Herança maldita: Do ciclo do ouro ao neoliberalismo’, integram a programação

'Herança maldita - Do ciclo do ouro ao neoliberalismo', de Tomás Amaral, tem exibição inédita na mostra online
'Herança maldita - Do ciclo do ouro ao neoliberalismo', de Tomás Amaral, tem exibição inédita na mostra online Divulgação

A Mostra Imagem dos Povos apresenta neste mês Histórias para adiar o fim do mundo, nova edição do evento que existe desde 2005, trazendo filmes que abordam a relação dos humanos com o planeta. O título é inspirado no livro Ideias para o fim do mundo, do escritor e ativista ambiental Ailton Krenak. São 36 obras e episódios de séries de gêneros variados, disponibilizados de forma gratuita e com o objetivo de estimular o debate sobre a preservação ambiental na cidade de Brumadinho e seu entorno.

A programação também apresenta as lives Ponto de encontro, que reúnem realizadores, ativistas ambientais e especialistas para discutir as ações predatórias em relação a temas como exploração da água, desmatamento e mineração. As atividades ocorrem até 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Algumas obras ficam disponíveis por 24 horas e outras por sete dias após o lançamento no canal do evento no Youtube. A programação completa está disponível no site da mostra.

Tâmara Braga, uma das criadoras e curadoras da Mostra Imagem dos Povos, em entrevista ao programa Expresso 104,5 desta quarta,12, destacou a diversidade de produções audiovisuais que compõem a seleção, com filmes que funcionam como uma preparação para o público acompanhar as lives temáticas. A curadora lembrou a história da mostra e ressaltou que a iniciativa já antecipava uma migração das exibições de filmes para a internet. “A mostra, desde o início, pensava as mudanças tecnológicas e a gente imaginava que iria para a internet mesmo a exibição de filmes. Então, a mostra sempre foi multiplataforma, ela já começou desse jeito desde 2005 e a abordagem que a gente dá é da diversidade de conteúdos”, concluiu.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas