Notícias Externas

Relatos sobre crianças sequestradas pela ditadura militar são reunidos em livro

Filhos de cidadãos brasileiros foram sequestrados por militares e levadas para outras famílias

.
. Reprodução

Há exatos 55 anos, no período entre os dias 31 de março e 1° de abril de 1964, o Brasil sofreu um golpe militar que destituiu o então presidente João Goulart. Ao longo de 21 anos, políticos tiveram seus direitos cassados, a população perdeu o direito de votar em seus representantes e diversos opositores do regime foram torturados, entre outras graves consequências do golpe.

Em meio a tantas atrocidades cometidas pelo regime autoritário, pouco ainda foi dito sobre os casos de crianças, filhas de cidadãos brasileiros contrários ao golpe, que foram sequestradas por militares e levadas para outras famílias.

O jornalista Eduardo Reina reuniu as histórias de pessoas que sofreram e ainda sofrem as consequências desse crime em um livro. Ao todo, 19 casos são relatados em Cativeiro sem fim. Em sua obra, ele presta um serviço à sociedade, além de ajudar a escrever essa triste página da história brasileira.

Nesta segunda-feira, 1º, o escritor Eduardo Reina falou sobre a obra em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael