Notícias Externas

Morre, no Rio de Janeiro, Renato Barros, ícone da Jovem Guarda

Cantor, compositor e guitarrista, músico fundou e liderou, por quase 60 anos, o grupo Renato e Seus Blue Caps

Capa do vinil lançado pela banda em 1963, com participação de Erasmo Carlos
Capa do vinil lançado pela banda em 1963, com participação de Erasmo Carlos Reprodução

O músico Renato Barros é mais um artista que nos deixa em 2020. Após passar por uma cirurgia cardíaca na semana passada, ficou em estado grave, teve complicações pulmonares e não resistiu, morrendo na última terça-feira, aos 76 anos. Cantor, compositor e guitarrista, Renato Cosme Vieira de Barros nasceu em 27 de setembro de 1943, no Rio de Janeiro. Aos 16 anos, fundou, com os irmãos, Ed Wilson e Paulo Cesar Barros, o grupo Bacaninhas do Rock da Piedade, que contava ainda com os músicos Euclides de Paula e Gelson, todos moradores do bairro da Piedade, na capital carioca. O primeiro nome não foi bem recebido, e, inspirados pelo grupo norte-americano Gene Vincent and His Blue Caps, os músicos escolheram um novo nome: Renato e Seus Blue Caps

O primeiro compacto da banda, Twist, foi lançado em 1962. Um ano depois do primeiro lançamento, com a saída de Ed Wilson, o grupo ganhou um novo integrante, Erasmo Carlos, que registrou uma breve passagem pela banda. Fizeram muito sucesso ao longo da década de 60, consolidando-se como um dos grandes nomes da Jovem Guarda, com versões que faziam de músicas de língua inglesa, a maioria delas britânicas, como Não Te Esquecerei (versão de California Dreaming), Menina Linda (versão de I Should Have Known Better), Até o Fim (versão de You Won't See Me) e Tudo O Que Sonhei (versão de If I Fell). Em entrevista à GloboNews, em 2012, Barros contou como surgiram os sucessos inspirados nos Beatles. Segundo ele, o produtor Carlos Imperial pedia para que eles aprendessem a tocar as músicas da banda inglesa de um dia para o outro. Como nenhum deles sabia falar inglês e não conseguiam decorar as letras, o jeito foi inventar em português. 

O grupo, que seguia em plena atividade em 2020, teve sua agenda interrompida em março, pela pandemia. Em junho de 2019, Renato Barros se apresentou pela última vez em Belo Horizonte, num show no Cine Theatro Brasil. 

O professor e jornalista Thiago Pereira foi o convidado do programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 30, para falar sobre Renato Barros e sua contribuição para a música brasileira.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Hugo Rafael