Institucional

Novo repositório concentra conteúdo produzido pela comunidade da UFMG

Ambiente já reúne 30 mil documentos importados e uma centena de dissertações e teses arquivadas pelos autores

Izabel de Araújo, coordenadora do repositório na BU: customização de metadados
Izabel de Araújo, coordenadora do repositório na BU: customização de metadados Raphaella Dias | UFMG

Autoarquivamento, automatização padronizada de metadados e integração são algumas das características que diferenciam o novo Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), que reunirá, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade. Disponível para consulta pública, o RI-UFMG, abrigado no Sistema de Bibliotecas da Biblioteca Universitária (BU), já conta com mais de 30 mil documentos importados e cerca de uma centena de novas teses e dissertações arquivadas pelos  próprios autores.

Em outubro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução de criação do repositório, da sua política informacional e do Comitê Gestor que vai gerenciá-lo. Até o momento, havia três repositórios na Universidade que operavam em unidades distintas e sem conexão entre si: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Repositório de Objetos de Aprendizagem e Repositório Digital da UFMG. “O novo ambiente contribuirá para melhorar a visibilidade da produção acadêmica e intelectual da UFMG e seu acesso pela sociedade”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Mario Campos.

O RI-UFMG está estruturado inicialmente em quatro comunidades: trabalhos acadêmicos (coleções de teses, dissertações, monografias, memoriais, trabalhos de conclusão de curso e de pós-doutorado), publicações científicas e culturais (artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos publicados em eventos, relatórios de pesquisa), recursos educacionais (materiais didáticos, jogos, objetos educacionais, entre outros) e gestão (relatórios anuais, manuais de processos e atas).

O novo ambiente foi abordado em matéria publicada na edição 2.080 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.